20 de julho de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
AO VIVO Acompanhe a transmissão do jornal GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Transmitido simultaneamente para as emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação
DIRETO DO GABINETE

Lei do Deputado Dr. Paulo Siufi regulamenta Serviços Clínicos Farmacêuticos

Conforme explicou o deputado Dr. Paulo Siufi, esse profissional irá fazer o acompanhamento, conciliação e revisão farmacoterapêutica

16 abril 2018 - 14h41Beatriz de Almeida e Adriana Viana
Farmácia clínica é a área da farmácia voltada à ciência e à prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente.
Farmácia clínica é a área da farmácia voltada à ciência e à prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente. - Divulgação

Os Serviços Clínicos Farmacêuticos serão regulamentados no Estado de Mato Grosso do Sul. Isso porque foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado, a Lei nº 5.183/18, de autoria do Deputado Dr. Paulo Siufi, que estabelece diretrizes para a regulamentação.

O farmacêutico especializado em farmácia clínica poderá orientar o cliente com relação ao receituário prescrito sem alterar a prescrição médica, com objetivo de adequar as farmácias clínicas dentro das farmácias do Estado. Conforme explicou o deputado Dr. Paulo Siufi, esse profissional irá fazer o acompanhamento, conciliação e revisão farmacoterapêutica.

“Quando o paciente chega com a receita médica, o farmacêutico clínico especializado vai informar se o remédio pode causar algum efeito colateral, se pode ser administrado junto a outros que o paciente já esteja fazendo uso”, apontou. Farmácia clínica é a área da farmácia voltada à ciência e à prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente. O projeto de lei não autoriza o farmacêutico a trocar os medicamentos prescritos.

“Deixei isso bem claro no projeto. Ele é mais uma forma de comunicar a população sobre o que ela deve ou não fazer. Isso não vai entrar em colisão com a classe médica. Temos hoje dentro da saúde uma equipe multidisciplinar, formada também por psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos e outros profissionais”, lembrou o deputado.

PI SENAR MS 2018 centroexcelencia full-banner 940x100px
João Bosco e Banda