ribas
LEGISLATIVO ESTADUAL

Kemp repercute apreensão de agrotóxicos e necessidade de segurança na fronteira

A segurança na região de fronteira uniu deputados da esquerda à direita na Assembleia de Mato Grosso do Sul. Ao comentar na sessão de ontem a apreensão de quase 400 kg de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai

4 julho 2019 - 11h28Ana Maria Assis
Kemp falou sobre apreensão de agrotóxicos pelo DOF e segurança na fronteira com apoio de deputados de vários partidos
Kemp falou sobre apreensão de agrotóxicos pelo DOF e segurança na fronteira com apoio de deputados de vários partidos - (Fotos Luciana Nassar/ALMS e DOF)
Comper

Saiba Mais

Na sessão ordinária desta quinta-feira (4) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), o deputado Pedro Kemp (PT) repercutiu na tribuna a necessidade de manter em funcionamento o Fórum de Coronel Sapucaia, que foi inaugurado em janeiro do corrente ano. O parlamentar comentou a insegurança nas fronteiras do estado e a necessidade de reforço policial, incluindo recursos federais, para combate ao tráfico e contrabando, principalmente de agrotóxicos.

Kemp comentou sobre a apreensão de quase 400 quilos de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai no dia de ontem, em atuação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). “Esses agrotóxicos são mais baratos, mas mais nocivos à saúde da população. A falta de segurança na fronteira seca, que é extensa, promove o crime organizado, o tráfico intenso, o que faz mal à saúde e ao maio ambiente com a entrada desses produtos nocivos”, lamenta o deputado.

Para Pedro Kemp, é necessário envolver a Força Nacional de Segurança. Além dele, Coronel David (PSL), Eduardo Rocha (MDB), Cabo Almi (PT), Barbosinha (DEM) também concordam com o envolvimento do Governo Federal na proteção das fronteiras e, em aparte, parabenizaram Kemp pela fala.

“Precisamos falar da fronteira, e precisamos de reforço na segurança em Coronel Sapucaia, além de toda a fronteira e de forma permanente”, afirmou Barbosinha. O deputado Eduardo Rocha sugeriu aos parlamentares a assinatura conjunta, dos 24 deputados, de um documento a ser encaminhado ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro, para pleitear recursos federais para a segurança pública.

Coronel David afirma que quando o assunto é a segurança na fronteira, o tema é de interesse de todos. “As nossas bandeiras se aproximam quando esse é o tema, porque a segurança interessa a toda população. Já conseguimos o compromisso do governo estadual e federal nessa causa, e isso é sinal de que a luta desta Casa está dando resultado”, disse David.

Na última segunda-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), com os parlamentares Londres Machado (PSD), Pedro Kemp (PT), Coronel David (PSL), Eduardo Rocha (MDB) e Gerson Claro (PP), realizaram uma reunião com o Executivo e Judiciário a fim de garantir que o Fórum de Coronel Sapucaia não encerre as suas atividades.

Participaram da reunião o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), Paschoal Carmello Leandro, além de secretários estaduais e o prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold (MDB), acompanhado de vereadores. Conforme Pedro Kemp, o presidente do TJMS garantiu na reunião que, se houver reforço na segurança da fronteira, o Fórum não encerrará as atividades.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas