BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Divulgação dos direitos dos portadores de câncer é proposta por Jamilson Name

28 março 2019 - 13h07Christiane Mesquita
Jamilson Name apresentou projeto que dá publicidade aos direitos dos portadores de câncer
Jamilson Name apresentou projeto que dá publicidade aos direitos dos portadores de câncer
Terça da Carne

O deputado estadual Jamilson Name (PDT) apresentou Projeto de Lei na sessão ordinária desta quinta-feira (28) para a divulgação obrigatória dos direitos dos cidadãos portadores de câncer mediante a afixação de cartazes em lugares públicos. A proposta estabelece que seja afixado um cartaz em local de fácil visualização, no tamanho de uma folha A3, com escrita legível.

Canal WhatsApp

Os direitos elencados são a aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença, previsto na Lei 8213/1991, a isenção do imposto de renda nos proventos de aposentadoria, conforme a Lei 9250/1995, a quitação do financiamento da casa própria, o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), como preconiza a Lei 8036/1990, saque do Programa de Interação Social da Caixa Econômica Federal (PIS/PASEP), redução em 60% do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), segundo o artigo 154, da Lei estadual 1810/1997, e isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Campo Grande, conforme a Lei municipal 5676, de 16 de março de 2016.

A isenção do IPVA deve ser requerida junto a Agência Fazendária (Agenfa), com a apresentação do laudo médico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Se proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação.

Para o autor da proposta, deputado Jamilson Name, é necessário que as pessoas doentes com câncer sejam informadas sobre seus direitos. “A saúde é dever do Estado e os cartazes possibilitarão o acesso da população que sofre com a doença às informações úteis. Nossa proposta é abrangente e tem o objetivo de elencar os direitos que esses cidadãos possuem em decorrência do acometimento da doença”, justificou o parlamentar.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop