BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Deputados devem votar um veto e um projeto de lei na sessão ordinária desta quarta-feira

7 março 2019 - 07h00Osvaldo Júnior
Deputados no plenário durante sessão ordinária
Deputados no plenário durante sessão ordinária
ENERGISA

Os deputados estaduais devem apreciar, em discussão única, um veto total do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e um projeto de lei durante a sessão ordinária desta quinta-feira (07) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). O veto se refere ao Projeto de Lei (PL) 131/18, que institui a Política Estadual de Apoio à Agricultura Urbana no Estado.

Canal WhatsApp

De autoria do então deputado João Grandão (PT), o PL 131/18 estabelece, entre seus objetivos, a promoção da segurança alimentar e nutricional das populações urbanas e populações tradicionais vulneráveis, o combate à fome e o incentivo à produção de alimentos saudáveis por meio de práticas agrícolas sustentáveis.

A matéria foi vetada, sob o aspecto formal, porque trata de tema “concernente ao funcionamento da máquina administrativa e às competências dos órgãos públicos”, o que é da competência exclusiva do chefe do Poder Executivo, conforme justificativa do governador. “Nesse sentido, a instituição de qualquer programa de Governo constitui ato típico de Administração”, acrescenta. O parecer da Comissão de Constituição. Justiça e Redação (CCJR) foi favorável pela manutenção do veto.

Também está prevista a votação do PL 04/2019, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Casa de Leis. A matéria declara de Utilidade Pública Estadual a Casa de Maria, instituição assistencial e educacional, com sede em Campo Grande.

A Casa de Maria tem “como finalidade prestar assistência a pessoas carentes, proporcionando-lhes refeições, medicamentos fitoterápicos, assistência médica e odontológica e roupas”, informa o parlamentar na justificativa do projeto. A instituição também objetiva “promover cursos de alfabetização e profissionalização a jovens e adultos; proporcionar esporte, recreação e arte à comunidade assistida; dar assistência a pais e crianças através de creches e brinquedoteca”.

As sessões ordinárias da ALMS são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h, e são abertas à participação de toda comunidade.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop