tjms
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Deputados devem analisar um veto e três projetos na sessão desta terça-feira

23 abril 2019 - 07h00Osvaldo Júnior
Deputados durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Deputados durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Os deputados estaduais devem apreciar em discussão única, durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), um veto total do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A pauta prevê, ainda, a votação, em primeira discussão, de três projetos, um de autoria do Poder Executivo e dois, do Legislativo.

Canal WhatsApp

Entre as matérias a serem analisadas na Ordem do Dia, está o veto do governador ao Projeto de Lei (PL) 235/2016, de autoria da então deputada Antonieta Amorin e que altera a redação da Lei 2.830/2004. Conforme justificativa do governo, o projeto apresenta “inconstitucionalidade formal”, por se tratar de “matéria de competência legislativa exclusiva da União”. O parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) foi favorável pela rejeição do veto.

Os parlamentares também devem votar o Projeto de Lei Complementar 03/2019, de autoria do Poder Executivo. A proposta altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 213/2015, que cria o Conselho de Fiscalização dos Critérios de Divisão e Creditamento das Parcelas Pertencentes aos Municípios.

Com a nova redação, apresentada pelo projeto, a ementa da Lei 2013/2015 seria a seguinte: : "Cria o Conselho de Acompanhamento e Fiscalização do Índice de Participação dos Municípios, para o acompanhamento e a fiscalização da apuração do índice de participação no ICMS e do creditamento das respectivas parcelas aos Municípios, previsto no art. 156 da Constituição Estadual".

Também estão previstas as votações de dois projetos de autoria de parlamentares. Um deles é o PL 45/2019, do deputado Lídio Lopes (PATRIOTA), que dispõe sobre a permissão para visitação a pacientes, de animais domésticos e de estimação em hospitais da rede pública e privada de Mato Grosso do Sul. “A proposta busca levar mais alegria e bem-estar aos pacientes, ajudando-os na recuperação da saúde”, afirma o parlamentar.

O outro projeto (PL 47/2019), de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), institui a Semana Estadual de Enfrentamento à Tríplice Epidemia (dengue, zika e chikungunya), integrando o calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul. O período proposto é de 21 a 27 de outubro. O projeto visa incentivar as ações de prevenção e de combate ao mosquito Aedes aegypti, de acordo com o deputado.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas