ribas
DIA DA CULTURA

Dia Estadual da Cultura é comemorado antecipadamente pela ALMS

A celebração irá contar com apresentações culturais dos artistas Lenilde Ramos e Fábio Kaida, além da exibição de um documentário sobre a vida e obra de Maria da Glória, conhecida como "Professora Glorinha"

18 junho 2018 - 15h52Paulo Radamés
Lenilde Ramos se apresentará na celebração
Lenilde Ramos se apresentará na celebração - Reprodução
Comper

Comemorado anualmente no dia 21 de junho, o Dia Estadual da Cultura em Mato Grosso do Sul será tema de sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do Estado nesta terça-feira (19). O evento, proposto pela deputada Antonieta Amorim (MDB), tem por objetivo homenagar as pessoas e entidades que contribuíram para a valorização da cultura estadual por meio da entrega da Medalha do Mérito Cultural "Maria da Glória Sá Rosa", e acontece no Plenário Júlio Maia, a partir das 19h.

A celebração irá contar com apresentações culturais dos artistas Lenilde Ramos e Fábio Kaida, além da exibição de um documentário sobre a vida e obra de Maria da Glória, conhecida como "Professora Glorinha". Nascida em Moçambique no ano de 1927, Professora Glorinha lecionou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) por 26 anos. Seu trabalho se destacou pela liderança da Aliança Francesa em Campo Grande, bem como a direção do Projeto Prata da Casa, responsável pela organização de diversos espetáculos musicais e lançamentos de discos na capital.

Dia Estadual - Aprovado em 2016, o Dia Estadual da Cultura foi proposto pela deputada Antonieta Amorim em projeto de lei que criava a Medalha do Mérito Cultural como forma de fomento à produção cultural em Mato Grosso do Sul. “A Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou de uma civilização. Desta forma, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, hábitos alimentares, dança, arquitetura, pensamentos, formas de organização social, dentre outras. Com isso, fica mais do que justificada a instituição do Dia Estadual da Cultura em nosso Estado. Ademais, fica criada a Medalha de Mérito Legislativo Cultural para homenagear as pessoas e entidades que, com o seu trabalho, contribuíram para valorizar a Cultura de Mato Grosso do Sul”, declarou à época.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas