
Após serem presos preventivamente por estarem ligados a uma quadrilha que realizava contrabando de cigarro em MS, seis, dos sete oficiais foram exonerados do cargo de chefia que ocupavam. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Estado de hoje (18), após o desencadeamento da Operação Oiketikus, denominada Avalanche.

O coronel Kleber Haddad Lane, o major Luiz César de Souza Herculano e os tenentes-coronéis Carlos Silva, Josafá Pereira Dominoni, Erivaldo José Duarte Alves, Jidevaldo de Souza Lima e Wesley Freire de Araújo foram presos na terceira fase da Operação Oiketikus desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) com apoio da Corregedoria da PM.
Para substituir Kleber na pasta da Superintendência de Assistência Socioeducativa da Sejusp, a Agente de Segurança Socioeducativa, Tatiana Rezende Nassar Cintra, assume o posto interinamente.
O comando do 3º Batalhão da PM em Dourados passa a ser liderado pelo tenente-coronel Juracy Pereira da Paz, substituindo Carlos Silva.
O tenente-coronel José Carlos Rodrigues assume o comando da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, na Vila Sobrinho na Capital em substituição a Josafá Dominoni.
Wesley Freire de Araújo passa a ser substituído pelo tenente-coronel Rodrigo Alex Potrich no comando da 12º BPM em Naviraí. O tenente-coronel Adriano Rodrigues de Oliveira assumiu o comando do 5º Batalhão, em Coxim, substituindo Luiz Herculano.
Para o lugar de Jidevaldo de Souza Lima no comando da 4ª Seção Estado-Maior foi designado o tenente-coronel Anderson Rezende Diniz, que até então era o diretor de gestão do Presídio Militar. O tenente-coronel Adilson Alves de Macedo foi designado para substituir Anderson Diniz na direção do presídio.
O sétimo oficial preso, o tenente-coronel Erivaldo José Duarte Alves, comandou a PM em Sidrolândia até dezembro do ano passado, mas já estava na reserva.
A decisão foi assinada pelo comandante-geral da PM em MS, Waldir Ribeiro Acosta, e pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública Antonio Carlos Videira.
