BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
CUIDADO COM O GOLPE

MS registra mais de mil casos envolvendo golpes pela internet no primeiro quadrimestre do ano

Entre os dias 16 de março à 20 de abril - período de quarentena no Estado - foram registradas 68 ocorrências de estelionato ocorridos pela internet

3 junho 2020 - 12h00Carlos Ferreira
Em todo o ano de 2019, foram registradas 3.508 ocorrências dos mais variados delitos, praticados em ambiente cibernético
Em todo o ano de 2019, foram registradas 3.508 ocorrências dos mais variados delitos, praticados em ambiente cibernético - Foto: Marcelo Casall Jr.
ENERGISA

Saiba Mais

Só nos primeiros quatro meses do ano, MS registrou 1.189 golpes pela internet. Pelo menos 329 casos eram casos envolvendo estelionato. Entre os dias 16 de março à 20 de abril - período de quarentena no Estado - foram registradas 68 ocorrências de estelionato ocorridos pela internet. No mesmo período, em 2019, foram registradas 72 ocorrências.

Canal WhatsApp

O caso mais recente foi descoberto nesta semana, quando a Polícia Civil identificou um perfil falso no Instagram, com um grupo de estelionatários de MS que aplicava golpes pelas redes sociais. Por meio de contato com hospitais e clínicas, eles conseguiam os dados cadastrais de pacientes internados para solicitar depósitos bancários, com a justificativa de comprar materiais e realização de exames de urgência nas pessoas internadas em decorrência do coronavírus.

Outra forma de dar o golpe, era por meio de encaminhamento de e-mail para vítimas em potencial, com um link falso da Delegacia Virtual da Polícia Civil de MS, com imagens falsificadas, solicitando dados pessoais dos supostos comunicantes e/ou vítimas de crimes, para conclusão do registro virtual de ocorrência. Um caso registrado foi em Nova Andradina.

Em todo o ano de 2019, foram registradas 3.508 ocorrências dos mais variados delitos, praticados em ambiente cibernético.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop