06 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
DESAFIO DO PATETA

Com caso em MS, polícia identifica adolescente responsável por perfil de "Homem Pateta"

No mês passado em Aquidauana, a 140 km de Campo Grande, uma mãe procurou as autoridades da cidade informando que a filha de 11 anos havia recebido uma mensagem do personagem

15 julho 2020 - 11h20Da Redação
O Desafio do Pateta incentiva crianças ao suicídio
O "Desafio do Pateta" incentiva crianças ao suicídio - (Foto: Reprodução)
HVM

Saiba Mais

A polícia identificou um adolescente residente em São Paulo como o criador de um dos perfis chamado de "Homem Pateta", que propõe desafios de automutilação e suicídio à crianças. O mandado de busca e apreensão na casa do jovem em Sorocaba, interior do estado, na última sexta-feira (10).

No perfil, uma imagem macabra de um homem vestido do personagem da Disney e usava o nome fictício de "Jonathan Galindo". Desde junho ao menos três estados registraram casos relacionados como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O jovem confessou que enviava as mensagens, mas que seria "apenas de uma brincadeira". O celular dele foi apreendido para perícia.

No mês passado em Aquidauana, a 140 km de Campo Grande, uma mãe procurou as autoridades da cidade informando que a filha de 11 anos havia recebido uma mensagem do personagem. "Foi uma péssima surpresa, mas a nossa sorte é que já tínhamos alertado nossa filha sobre esse caso após assistirmos uma reportagem. Assim que ela recebeu a mensagem, lembrou do que havíamos conversado e nos mostrou rapidamente. Ficamos muito assustados e eu já bloqueei o perfil e fizemos as denúncias", disse a mãe na época.

Print do personagem chamando a criança

A investigação será realizada pela Vara da Infância e Juventude e o adolescente poderá responder por atos infracionais como ameaça e instigação ao suicídio.

O desafio - Semelhante a casos como Baleia Azul e Boneca Momo, os perfis com o nome Jonathan Galindo passaram a se multiplicar nas redes e há relatos de mães e pais que viram seus filhos ou familiares crianças dialogando com páginas que traziam a fotografia assustadora.

O homem da foto é o cineasta, maquiador e dono da empresa JMF Filmworks James Fazzaro. Conforme o portal UOL, há registros dele divulgando suas imagens fantasiado de Pateta em 2012 e 2014. Até o momento, não há indícios de ligação com o caso.

Sa
Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
Cornavirus
agecom - fullbanner