segov-bemfeito
OPORTUNIDADE

UEMS abre inscrições para maratona de criação de aplicativos

A maratona será realizada nas dependências da Unigran, onde cada equipe terá uma sala

16 maio 2016 - 17h10Da redação com informações do Noticias MS
Hackathon é uma maratona de programação que tem o objetivo de criar aplicativos com soluções inteligentes para a sociedade
Hackathon é uma maratona de programação que tem o objetivo de criar aplicativos com soluções inteligentes para a sociedade - Divulgação
Comper

Estão abertas as inscrições para o Hackathon Fênix 2016, que acontecerá de 3 a 5 de junho, sob a realização da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O Hackathon é uma maratona de programação que tem o objetivo de criar aplicativos com soluções inteligentes para a sociedade.

A inscrições podem ser feitas no site:http://www.comp.uems.br/~hackathon/ e custam R$ 15 por integrante da equipe. As vagas são para dez equipes, com no máximo cinco pessoas por grupo. O evento acontece na sequência da Semana Técnica de Tecnologia da Informação (TI), que a UEMS, a Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) fazem conjuntamente.

A maratona será realizada nas dependências da Unigran, onde cada equipe terá uma sala. “Nesta sala eles vão poder decorar como quiserem – com colchonete, cafeteira, tereré, som, banner… a sala vai ser deles. Eles vão ficar lá da sexta-feira à noite até domingo à tarde, mas vão poder sair. Na produção do aplicativo vão poder pesquisar na internet e consultar pessoas de fora”, explicou Janete Soares que é organizadora do projeto, juntamente com o professor da UEMS, Rubens Barbosa Filho.

Poderão ser criados aplicativos com diversas abordagens, entre elas: mobilidade urbana, saúde, energia, educação, combustível. Poderão participar alunos do ensino superior e ensino técnico, regulamente matriculados em instituições do Mato Grosso do Sul, de qualquer curso, desde saibam programar.

Na realização do evento, a UEMS tem como parceiros, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), a Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Prefeitura de Dourados.

Ao final da maratona, os participantes receberão certificado, medalha e haverá uma premiação surpresa para as três primeiras equipes.

Segundo Janete, a ideia é transformar o que está sendo aprendido e produzido em sala de aula em algo aplicável, que seja de fácil acesso e que possa resolver alguma demanda da sociedade. “Também temos o propósito de transformar estas ideias em negócios, em Startups. Se for possível incubamos, pela Fênix da UEMS ou pela incubadora do IFMS”, disse ela.

Banner Whatsapp Desktop