20 de julho de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
AO VIVO Acompanhe a transmissão do jornal GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Transmitido simultaneamente para as emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação
INTERNACIONAL

TV estatal da Síria questiona acusações de ataque químico no país

Autoridades dos EUA e da França disseram ter evidências de que o governo sírio realizou o ataque químico, mas não se tornou públicas

16 abril 2018 - 09h48
O programa da emissora estatal, veiculado no fim do domingo, foi divulgado na página do Facebook da emissora Al-Ikhbariya
O programa da emissora estatal, veiculado no fim do domingo, foi divulgado na página do Facebook da emissora Al-Ikhbariya - Foto: Banda B

A televisão estatal da Síria veiculou entrevistas com cerca de dez médicos, segundo os quais não havia evidências de gás venenoso na cidade de Douma. Ativistas da oposição e equipes de resgate afirmaram que houve um ataque químico no local em 7 de abril, realizado por forças do governo e que deixou mais de 40 mortos.

O suposto ataque químico motivou a retaliação com mísseis lançada por Estados Unidos, Reino Unido e França, na noite de sexta-feira (horário de Brasília), tendo como alvo o programa de armas químicas do governo sírio. O regime de Bashar al-Assad nega que tenha usado em qualquer oportunidade esse tipo de armamento.

Autoridades dos EUA e da França disseram ter evidências de que o governo sírio realizou o ataque químico, mas não se tornou públicas.

O programa da emissora estatal, veiculado no fim do domingo, foi divulgado na página do Facebook da emissora Al-Ikhbariya. Os entrevistados dizem que estavam em Douma em 7 de abril. Um médico disse que chegou a ouvir alguém gritar "químico", mas que não viu pacientes com sintomas que poderiam remeter a esse tipo de ataque.

O governo sírio tomou o controle de Douma após o suposto ataque químico e que as forças rebeldes se entregassem. Desde então, o regime de Damasco enviou suas forças de segurança à cidade. 

João Bosco e Banda
PI SENAR MS 2018 centroexcelencia full-banner 940x100px