ALMS PI 383771260-x-120
TDAH

TDAH: saiba o que é o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade

Algumas vezes é necessário utilizar medicamentos para regular a atenção

30 agosto 2015 - 18h06Da redação
Ilustração
Comper

O Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afetam algumas funções que vão repercutir no comportamento e na aprendizagem da criança.

A psicóloga e especialista em Psicologia do Desenvolvimento Ana Emília Vita Carvalho explica que é comum a incidência de casos com TDAH, entretanto, para se chegar a um diagnóstico é necessário que se tenha uma equipe multidisciplinar, com um neuropediatra ou um neurologista, um psicólogo e, em alguns casos, um terapeuta ocupacional.

“Dependendo da idade da criança, muito desses comportamentos que se poderia pensar fazer parte do transtorno são comportamentos próprios da infância, onde a criança está aprendendo ainda a regular as emoções, regular e controlar o comportamento e isso acaba perpassando pelas práticas educativas e pelas práticas de casa, como rotinas, regras e limites impostos por cuidadores ou pais”.

A psicóloga afirma que o transtorno é mais prevalente no sexo masculino do que no feminino. Uma criança mais dispersa, com dificuldades de prestar atenção, ou uma criança muita agitada, que não consegue parar para completar uma atividade até passar para outra, atropelando as atividades ou mudando de foco rapidamente, são sinais para o TDAH. Porém, só serão levados em conta esses sinais se a criança tiver acima de 7 anos.

Algumas vezes é necessário utilizar medicamentos para regular a atenção. Dependendo dos casos, basta apenas a psicoterapia ou terapias de intervenção. Sendo assim, a raiz é em um problema neurológico, como ressaltou a psicóloga.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas