Campanha TCE 44 Anos - PI 517/2024 de 18/03 a 22/03
ALERTA

Síndrome Alcoólica Fetal: por que não beber na gravidez

No Brasil, cerca de 50 mil bebês por ano são vítimas da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)

12 maio 2015 - 10h27Da redação
Mãe que bebe álcool pode gerar problemas para o bebê
Mãe que bebe álcool pode gerar problemas para o bebê - Arquivo
Comper

No Brasil, cerca de 50 mil bebês por ano são vítimas da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A doença é a primeira causa da deficiência mental e pode ser evitada com a simples abstinência de álcool durante a gestação.

A SAF inclui não somente alterações físicas - como problemas no crescimento - mas também psíquicas, como deficiência mental, redução do desempenho intelectual, sintomas emocionais, psiquiátricos e outros problemas de comportamento.

Como não há estudos que relacionem a quantidade de bebida alcóolica ingerida à gravidade da SAF, cada mãe que bebe álcool, mesmo em quantidades mínimas, tem potencial de risco de gerar problemas para o bebê.

Para prevenir a Síndrome Alcoólica Fetal, a Sociedade de Pediatria de São Paulo e diversos parceiros iniciaram uma importante campanha. A ideia é mostrar que uma das formas de proteger aquele pequeno ser que cresce dentro da barriga de uma mãe é não ingerir álcool. A campanha "Um pedido importante" procura mostrar para as mães a versão dos bebês sobre a questão.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas