04 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Conquistas PMCG
ESTRAGOS DA CHUVA

Sanesul trabalha para recuperar os estragos nas redes de água e esgoto causados pelas chuvas

Muitas precipitações acima da média no Estado, Sanesul se mobilizou para atender as demandas que surgiram com os estragos causados pelas chuvas.

9 dezembro 2015 - 17h58DA REDAÇÃO
Córrego que abastece Coronel Sapucaia, após as chuvas
Córrego que abastece Coronel Sapucaia, após as chuvas - Divulgação
HVM

O diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Luiz Rocha, esteve em Ponta Porã e Juti  para tratar dos estragos, referentes aos sistemas de água e esgoto, causados pelas chuvas na região Sul do Estado. Durante reunião realizada na Gerência Regional de Ponta Porã, no sábado (05), com o gerente regional Márcio Antônio da Cruz e o supervisor Alyson Gomes da Fonseca, o presidente discutiu principalmente a situação de Coronel Sapucaia, uma das principais cidades atingidas pelas chuvas.

Já em Juti, onde esteve no domingo (06), acompanhado do gerente regional de Naviraí, Paulo Roberto Nepomuceno e do gestor técnico Roniflávio Aparecido de Souza, Luiz Rocha verificou as condições do local onde as chuvas abriram uma cratera em setembro para dar início ao trabalho de recuperação das redes de água e esgoto.

"Precisamos estar presentes junto à população para atender as necessidades. Tivemos precipitações acima da média no Estado e estamos trabalhando, nos mobilizando para atender as demandas que surgiram com os estragos causados pelas chuvas. A Sanesul está preocupada com a situação de cada localidade que atende", disse o presidente da Sanesul, destacando que vai fazer todo o possível para agilizar a recuperação das redes de água e esgoto dos municípios afetados. 

Coronel Sapucaia 

Por conta das fortes chuvas que há dias atingem Coronel Sapucaia, o córrego onde é feita a captação de água que abastece a cidade está muito sujo, com barro e galhos. Devido à turbidez (redução da sua transparência devido à presença de materiais em suspensão) da água, a capacidade da estação de tratamento diminuiu, porque está sendo mais difícil deixar a água própria para o consumo humano.


Reunião na gerência regional de Ponta Porã

Se antes dos estragos causados pelas chuvas eram tratados 90 mil litros de água por hora, agora está sendo tratado cerca de 30 mil litros de água por hora. 
Esta quantidade de água não está sendo suficiente para encher o reservatório, e por isso o abastecimento está sendo realizado de forma parcial, principalmente nas partes mais altas da cidade. Hoje (09), conforme explicou o gerente regional de Ponta Porã, Márcio Antonio da Cruz, será realizada a substituição da bomba por uma mais potente, para aumentar a capacidade de tratamento e atender melhor a população.

"Vamos colocar parte da água que está sendo tratada nos caminhões-pipa da Sanesul para atender a parte mais alta da cidade. Estamos tomando todas as medidas para restabelecer por completo, o quanto antes, o abastecimento de água para a população", completou o gerente.

Juti

As chuvas atingem Juti desde setembro, registrando índices recordes de 160 milímetros, provocaram uma grande erosão que destruiu as tubulações de água e esgoto da cidade. 

"O presidente foi comigo novamente até o local e vamos fazer um combate imediato à erosão com lonas e sacos de areia, agilizar a contratação da empreiteira para desviar o caminho das tubulações e fazer uma nova rede de água e esgoto, a empreiteira começa nesta quarta-feira (09). Agilizamos o início dos serviços em função da gravidade do problema que vimos no local", explicou o gerente regional de Naviraí, Paulo Nepomuceno.

O gerente explicou que o prazo de conclusão da obra é de cerca de 120 dias. "Vai ser construída uma estação elevatória e será feita a mudança de duas adutoras (tubulação) dos poços e linha de recalque, nos sistemas de água e esgoto da cidade, garantindo abastecimento regular de água e destinação adequada do esgoto, tendo em vista que o rompimento foi após a estação de tratamento de esgotos", concluiu.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
Cornavirus
agecom - fullbanner