08 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
RECLAMAÇÃO

Procon registra mais de 33 mil atendimentos em MS no ano passado

Para realizar a reclamação no Procon o consumidor pode fazer utilizar o “Disque Denúncia 151”

14 janeiro 2016 - 13h08Da redação
Arquivo
HVM

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Proncon/MS), ligada a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sehast) apresentou no ano de 2015, 33.316 atendimentos. Comparado ao ano anterior o aumento foi de 0,34%, onde o número de registros foi 33.203.

No ranking das “20 Mais” atendidas pelo Procon, o setor de telefonia lidera a primeira posição com 3.546 registros, seguido do setor de energia elétrica com 3.222 reclamações. Em 3º o serviço de água e esgoto seguido dos setores de telefonia e TV por assinatura. O ranking também aponta registros de reclamações de bancos, lojas de móveis e eletrodomésticos e uma universidade que teve 275 reclamações.

Outro ranking também realizado pela instituição foi o “20 assuntos” mais reclamados, onde o setor de telefonia celular e energia elétrica lideraram as duas primeiras posições e os cursos livres ocuparam a última.

Já a cobrança indevida e abusiva ocupam as duas primeiras posições do ranking de problemas do Procon, que somados totalizam 11.559 reclamações.

De acordo com a superintendente do Proncon/ MS, Rosimeire Cecília da Costa, o mais importante para o órgão é que o consumidor realize o registro. “A cada problema não registrado deixamos de acionar o fornecedor e consequentemente de exigir mais qualidade na prestação dos serviços, daí a grande importância de se procurar o Proncon. Procure e faça seu registro por qualquer um meios de atendimento que temos disponíveis”, orientou Rosimeire.

Para realizar a reclamação no Procon o consumidor pode fazer utilizar o “Disque Denúncia 151”, o fale conosco do site www.procon.ms.gov.br, o atendimento presencial ou a plataforma lançada em 2014: o consumidor.gov.

Novidade tecnológica

Criado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, o consumidor.gov é uma solução alternativa de conflitos de consumo pela internet, que permite a interlocução direta entre empresas e consumidores.

Segundo o setor de Estatística do Procon/MS a plataforma tecnológica já apresenta 99% de atendimentos e 80% de acordo com as empresas, além de apresentar uma resolução de conflitos de forma rápida.

A nova plataforma também foi elencada no ranking de 2015 do Procon/MS onde apresentou um aumento de 234% no número de atendimentos de 2014 para 2015. Entre as áreas mais reclamadas pelo consumidor.gov estão o serviços de telecomunicações, serviços financeiros e produtos de telefonia e informática.

Para conhecer melhor a plataforma e usar os serviços o consumidor pode utilizar o site www.consumidor.gov.br ou baixar o aplicativo já disponível para android. Através do app todas as empresas são obrigadas a responder aos consumidores no prazo máximo de 10 dias.

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você é a favor do lockdown em Campo Grande?

Votar
Resultados
GAL COSTA
agecom - fullbanner
Cornavirus