09 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
OAB/MS

Presidente da OAB/MS participa em Brasília da campanha contra o caixa 2 nas eleições municipais

O evento realizado pela OAB Nacional, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) reuniu lideranças das respectivas instituições de todo país.

12 janeiro 2016 - 16h55DA REDAÇÃO
Divulgação
HVM

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Karmouche, participou nesta terça-feira (12) em Brasília (DF) do lançamento da campanha contra o caixa 2 nas eleições municipais. O evento realizado pela OAB Nacional, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) reuniu lideranças das respectivas instituições de todo país.

As eleições municipais acontecem no mês de outubro para os cargos de prefeito e vereador. O presidente da OAB/MS considera a corrupção eleitoral como “a mãe de todas as corrupções” e completa que “o caixa dois é a porta de entrada dessa prática nociva, como comprovado nos escândalos do Mensalão e Petrolão”, explica.  

Em setembro do ano passado o Superior Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional as doações de empresas a candidatos e partidos políticos. A ação que contestou as contribuições empresariais no financiamento político foi movida em 2013 pela OAB, com o argumento de que o poder econômico desequilibra a disputa eleitoral.

As subseções da OAB, paróquia e sede das entidades que participam do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) devem implantar os comitês de combate ao caixa 2 eleitoral para recebimento de denúncias e suspeitas. Em Mato Grosso do Sul serão 32 comitês instalados, um para cada unidade do interior. “Queremos inibir as campanhas abusivas e convocamos a sociedade para combater essa prática tão maléfica à cidadania brasileira”, concluiu Mansour. 

Banner Whatsapp Desktop
Cornavirus
agecom - fullbanner