09 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
ENERGIA SOLAR

Prefeitura do interior é pioneira na geração própria de energia elétrica

Projeto implantado pela Energisa capta energia solar por meio de placas fotovoltaicas em prédio municipal.

9 janeiro 2016 - 09h21DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA
eletrotécnico Alírio Macedo, responsável por este primeiro projeto
eletrotécnico Alírio Macedo, responsável por este primeiro projeto - Divulgação
HVM

A Prefeitura de Chapadão do Sul é a primeira de Mato Grosso do Sul a usar o sistema conversor fotovoltaico para produzir sua própria energia elétrica. O projeto pioneiro, implantado pela Energisa, foi instalado no ESF (Estratégia Saúde da Família) do Bairro Esperança e ligada na quinta-feira (7). 

A administração municipal contratou o sistema, previsto na Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e deverá gerar a sua própria energia e até bônus para eventual aumento de consumo ou para outros prédios da administração pública. 

Segundo o prefeito Felipe Barreto Magalhães, este é um projeto piloto e se ele se mostrar realmente eficiente, outras edificações públicas poderão receber os equipamentos e assim, haverá uma grande economia no consumo de energia elétrica. 

"Esse sistema pelo convertor fotovoltaico proporciona a geração de energia elétrica através da luz do sol. É uma energia inesgotável e limpa em prol da sustentabilidade, utilizada em residências e empresas, como forma de economia de energia. Esperamos alcançar todo benefício que esse sistema promete, para que possamos então utilizá-lo em outras repartições públicas", afirmou o prefeito. 

O prédio que recebeu o projeto consome em média 750 Kwh/mês e o sistema implantado deverá gerar 175 Kwh/mês e promover economia de recursos da Prefeitura. 

Segundo o eletrotécnico Alírio Macedo, responsável por este primeiro projeto, no prédio foram instaladas sete placas fotovoltaicas para produzir os 175 Kwh/mês. Alírio disse que o projeto poderá chamar a atenção de outros prefeitos para seguirem o exemplo de Chapadão do Sul e com isso economizar recursos com a energia elétrica e contribuir para o sistema energético do Brasil. 

Entre os benefícios desse sistema de captação de energia estão: Fonte inesgotável de geração de energia, o sol; Não polui; Não consome combustível; Não produz barulho; A maior produção coincide com as horas de maior consumo; Sistema simples e fácil de instalar; pode ser instalado em qualquer lugar; Os módulos possuem uma longa vida útil; Resistem a condições climáticas extremas como chuvas de granizo, vento e frio e Proporciona grande economia de energia elétrica, entre outros benefícios.

Banner Whatsapp Desktop
Cornavirus
agecom - fullbanner