Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de novembro de 2025 - 23h43
comper
Interior

Prefeitura de Porto Murtinho entrega computadores nas aldeias indígenas

14 março 2015 - 11h17Editor
Divulgação

Uma equipe da secretaria municipal de educação de Porto Murtinho se deslocou pra as Aldeias Alves de Barros e Córrego do Ouro nesta ultima quarta-feira (11), com a finalidade da Organização das matrículas, transferências, e entrega de agendas enviadas pela Presidente do (SIMTED) Ana Maria.

Canal WhatsApp

No Colégio municipal Indígena Ejiwajegi, no município de Murtinho, são atendidos 219 estudantes da etnia Kadiweu do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A secretária de educação vem dando total apoio elaborando diretrizes para as escolas indígenas de Murtinho garantindo uma educação intercultural, bilíngue e diferenciada, respeitando as especificidades dessas comunidades e perpetuando as tradições e cultura das diferentes etnias indígenas do município, as políticas públicas para as comunidades indígenas atendem a necessidade de diferenciar educação indígena, aquela propiciada pela comunidade, da educação escolar indígena, ofertada pelo estado ou município.

É uma educação laica, articulando saberes tradicionais com os códigos da sociedade nacional.

Ainda são estabelecendo parcerias com outras instituições para atender demandas existentes nas comunidades indígenas. O professor Etelvino (Alves de Barros), agradeceu a presença da secretária Ana Paula na aldeia e disse que a reunião foi bastante proveitosa. “Pra nós a visita da secretaria é muito importante vindo à nossa aldeia, para conhecer de perto a realidade. Estamos confiantes de que seremos atendidos”, ressaltou. O Centro de Acesso a Tecnologia - A Comunidade Indígena Kadiweu recebeu 02 computadores, 02 estabilizadores, 01 impressora. Os equipamentos serão para uso dos membros da comunidade e foram adquiridos com a parceria entre a Prefeitura de Porto Murtinho e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Governo Federal. O Cacique Joel Virgílio agradeceu por sua aldeia ter sido contemplada: “eu agradeço o esforço de todos e estou muito contente em receber esse projeto aqui na aldeia, a nossa comunidade está crescendo e precisa ter acesso a mais informações”, justificou.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop