ribas
Páscoa

Paróquia celebra hoje Missa da Instituição da Eucaristia e Lava pés

2 abril 2015 - 13h05Thiago
Comper

A Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-pés será celebrada nesta quinta-feira, dia 2 de abril, a partir das 19h30, nas comunidades Matriz e São Paulo da Paróquia Maria Mãe da Igreja, localizada na Rua Felipe Calarge, 723, na Vila Jussara, em Campo Grande. Nesta celebração, o sacerdote lava os pés de 12 pessoas, membros da comunidade, representando ato realizado por Jesus Cristo, em sinal de obediência e humildade.

Segundo o pároco, Solimário Lacerda, a Instituição da Eucaristia celebra a Paixão, morte e Ressurreição do Senhor. “A última Ceia é o marco da entrega do Senhor, oferecendo-se como alimento: ‘Eu sou o Pão da Vida’. Aqui Jesus institui: “todas as vezes que fizerem isto, fazei em memória de mim”, explica.

O padre ressalta ainda que na última Ceia Jesus faz o gesto do Lava-pés imprimindo a autoridade como serviço: "Eu fiz isso... Vocês também façam o mesmo". Ele observa que para nós católicos, a Eucaristia é o mandato do Senhor Jesus ao serviço, uma obrigação. Na Quinta-feira Santa as hóstias são consagradas para a Sexta-feira Santa, já que não é celebrada missa, apenas é realizada a celebração da Paixão e Morte do Senhor.

A vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento terá início logo após a Santa Missa e permanecerá durante toda a madrugada até 15h de sexta-feira Santa (3/4), quando ocorre a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Na Paróquia Maria Mãe da Igreja, a Semana Santa teve início no domingo passado com a bênção dos ramos, procissão e missa. Na segunda-feira (30/3), os fieis saíram às ruas para recordar as 14 estações da via Sacra (Via Crúcis-caminho da cruz), concluindo com a Santa Missa. Na terça-feira (31/3), os fieis participaram da celebração da palavra seguida da Procissão do Encontro - representado pela imagem do Senhor dos Passos, com Maria, a mãe de Jesus, representada pela imagem de Nossa Senhora das Dores. Nesta quarta-feira (1/4), foi realizada a procissão Penitencial.

Programação da Semana Santa 2015 – Paróquia Maria Mãe da Igreja

Dia 03/04 - SEXTA-FEIRA SANTA

Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo na comunidade Matriz às 15 horas.

Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo na comunidade São Paulo às 15 horas.

Procissão do Senhor Morto com a narração das sete dores de Nossa senhora - saída às 19h da Comunidade Santa Terezinha.

Procissão com Cristo Crucificado – saída às 19h da Comunidade São Paulo.

Dia 04/04 - SÁBADO SANTO

Celebração da Páscoa com as crianças da catequese às 15 horas na comunidade Santa Terezinha.

Vigília Pascal às 19h30 na Comunidade Santa Terezinha.

Vigília Pascal às 19h30 na Comunidade São Paulo.

Vigília Pascal às 20 horas na comunidade Matriz.

Dia 05/04 - DOMINGO DE PÁSCOA

Missa da Ressurreição na igreja Matriz às 7h30 e às 19h.

Celebração da Páscoa com as crianças da catequese às 9 horas na comunidade Matriz.

Missa da Ressurreição na Comunidade São Paulo às 9h.

Celebração da Páscoa com as crianças da catequese às 10 horas na comunidade São Paulo.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas