ALMS PI 383771260-x-120
ONLINE

Ministério lança na internet informações online sobre mercado de trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego lançou hoje (1) plataforma online com informações sobre sobre emprego e rendimento nos municípios e no país

1 julho 2015 - 12h21Da redação
Arquivo
Comper

O Ministério do Trabalho e Emprego lançou hoje (1) plataforma online com informações sobre sobre emprego e rendimento nos municípios e no país. O órgão espera que o instrumento, ao fornecer balanços e análises sobre o mercado de trabalho formal, auxilie os gestores nas tomadas de decisões para implementação de políticas públicas de emprego.

A ferramenta disponibiliza as informações de forma organizada e possibilita que seja consultado o saldo de admissões e demissões nos municípios, a ocupação que mais admitiu ou demitiu durante período mensal e o estoque de empregos formais no mercado de trabalho.

De acordo com o secretário de políticas públicas de emprego do ministério, Giovanni Queiroz, a ferramenta facilita a tomada de decisões dos agentes envolvidos nas políticas públicas para o trabalho. "Sem informação, não podemos preparar ações de políticas de emprego", disse.

O painel foi desenvolvido no Observatório do Mercado de Trabalho do MTE, e ainda tem informações limitadas. Segundo Vinicius Lobo, do Observatório do Mercado de Trabalho, o Painel de Monitoramento será ampliado. "Nosso objetivo é torná-lo um instrumento de consulta o mais completo possível", disse Lobo.

Para abastecer a nova ferramenta, são utilizados dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), e pode ser acessado pelo portal do MTE, portal.mte.gov.br/mercadodetrabalho.

Banner Whatsapp Desktop