ribas
GERAL

Leilão do monotrilho da linha-15 é adiado em SP

18 junho 2018 - 16h29
Comper

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo adiou o leilão da linha 15-Prata da rede metroviária paulista. O recebimento e a abertura dos envelopes, que estavam marcados para o dia 26 de junho, ocorrerão em 31 de julho na sede da B3, em São Paulo.

Segundo a secretaria, a prorrogação decorre do volume de questionamentos em relação ao edital feitos pelas empresas interessadas na concorrência. "Na avaliação da pasta, como se trata de um novo modal, é natural suscitar dúvidas", diz a STM, em nota.

O objetivo do certame é conceder à iniciativa privada a operação, manutenção e conservação da linha 15, que opera com tecnologia de monotrilho, pelo período de 20 anos. A concorrência tem como critério a maior oferta pela outorga fixa da concessão, sendo que o lance mínimo foi estabelecido em R$ 153,383 milhões.

O valor do contrato é estimado em R$ 4,32 bilhões, que correspondem à soma dos valores nominais das estimativas de receitas decorrentes da tarifa de remuneração e das receitas acessórias no prazo da concessão.

A linha 15-Prata funciona desde agosto de 2014 entre duas estações, Vila Prudente e Oratório, em um trecho de 2,9 quilômetros se considerado o pátio de manobra. Em abril deste ano, foram entregues outras quatro estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.

De acordo com a secretaria, as próximas inaugurações serão a Jardim Planalto, em julho, e Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, em setembro. A última estação, Jardim Colonial (antiga Iguatemi), está prevista para março de 2021.

Esse é o segundo leilão organizado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado em 2018. Em janeiro, foram leiloadas as linhas 5 e 17 do Metrô, em um modelo semelhante ao proposto para a próxima licitação.

A CCR, líder do consórcio vencedor, disse à época que estava de olho no projeto da linha Prata justamente por ser outra concessão de operação das vias, não envolvendo um grande volume de obras.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas