ribas
INTERNACIONAL

Júri dos EUA condena traficante mexicano El Chapo

12 fevereiro 2019 - 15h02
Agência Lusa - Mario Guzman
Agência Lusa - Mario Guzman
Comper

Um júri norte-americano condenou o narcotraficante mexicano Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, por todas as dez acusações contra ele. Ele foi julgado em Nova York, nos Estados Unidos, e pode ser condenado à prisão perpétua pelas acusações.

Entre as acusações, El Chapo foi condenado por conspiração internacional para distribuição de cocaína, metanfetaminas e maconha; uso de armas e lavagem de dinheiro. Os 12 jurados ouviram depoimentos de testemunhas e analisaram documentos.

O narcotraficante se recusou a prestar depoimento em defesa própria. O mexicano é apontado como um dos principais líderes do tráfico de drogas no mundo. El Chapo era o chefe do Cartel de Sinaloa, organização responsável pelo destino de parte da cocaína enviada para os Estados Unidos, e está preso no Manhattan Correctional Center, desde janeiro de 2017.

A idade de El Chapo é incerta porque ele tem documentos com datas distintas de nascimento: em um, teria 61 anos, em outro, 63.

Detido várias vezes desde 1993, foi capaz de fugas cinematográficas. A caçada a ele envolveu autoridades e agentes dos Estados Unidos e do México. Preso, ele foi extraditado para os Estados Unidos.

El Chapo nega ser o chefe do Cartel de Sinaloa.

* Com informações da Notimex

Nos siga no
Jornal A Crítica no Google News
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você gostou das mudanças que foram aprovadas pela Câmara no novo Ensino Médio?

Votar
Resultados