16 de julho de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
CAMPO GRANDE EXPO
AO VIVO Acompanhe a transmissão do jornal GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Transmitido simultaneamente para as emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação
JORNALISTAS

Instituído Dia Estadual do Jornalista em Mato Grosso do Sul

13 novembro 2017 - 10h26Da redação
Dia Nacional do Jornalista também É comemorado em 7 de abril
Dia Nacional do Jornalista também É comemorado em 7 de abril - Ilustração

Com a publicação da Lei 5.087 no Diário Oficial do Estado (DOE), na última sexta-feira (10/11), fica instituído em Mato Grosso do Sul o Dia Estadual do Jornalista, a ser celebrado anualmente em 7 de abril. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, oficializado pela Lei 3.945, de 4 de agosto de 2010. A proposição em âmbito estadual é do deputado Maurício Picarelli (PSDB).

"É uma justa homenagem a todos os profissionais que atuam na profissão, com a árdua tarefa de lidar com notícias e fatos, se preocupando em manter o público informado, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis, afirmou o parlamentar na justificativa da proposta (leia mais aqui).

O Dia Nacional do Jornalista, também comemorado em 7 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. Oposicionista ao imperador D. Pedro I, Badaró foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente dedicado à cobertura de temas políticos até então censurados, e era defensor da liberdade de imprensa.

A morte de Badaró alimentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de D. Pedro I, com protestos, muitas vezes violentos, de quem era contra a repressão do monarca, o que dificultou a permanência dele no poder. Segundo historiadores, esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de D. Pedro, em 7 de abril de 1831.

 

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Qual sua opinião a respeito da pressão sobre os jogadores da Seleção brasileira, após a saída da Copa do Mundo 2018?

68%
31%
PI SENAR MS 2018 centroexcelencia full-banner 940x100px
João Bosco e Banda