20 de junho de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
banner TCE. Sustentabilidade dias 21, 22, 25, 26 e 27/06 conforme pi 1808/2018
VISITA

EMBRAPII vai a Três Lagoas divulgar modelo de financiamento para fomentar projetos de PD&I

Workshop Internacional de Inovação em Biomassa acontece em nos próximos dias 14 e 15 de março e reúne pesquisadores, acadêmicos e industriais da área

14 março 2018 - 12h00Da Redação
O Worshop irá reunir também pesquisadores, acadêmicos e industriais da área, com o objetivo de criar um ambiente de informação
O Worshop irá reunir também pesquisadores, acadêmicos e industriais da área, com o objetivo de criar um ambiente de informação - Divulgação

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações participa, nos dias 14 e 15 de março, do “Workshop Internacional de Inovação em Biomassa”, promovida pela Unidade EMBRAPI Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), localizado em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

Durante os dois dias do Workshop Internacional de Inovação em Biomassa será apresentado o que há de mais avançado em relação ao desenvolvimento de tecnologias voltadas para a transformação da biomassa, trazendo especialistas de renome, empresários e comunidade acadêmica. O objetivo é aproximar a academia das indústrias, para isso foram selecionados palestrantes com experiência acadêmica e de mercado.

O Diretor de Operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira irá apresentar no evento o modelo de financiamento EMBRAPII, enfatizando o modelo de negócio em que a instituição disponibiliza 1/3 de recursos não-reembolsáveis à indústria para serem utilizados em projetos de inovação em parceria com a Unidades EMBRAPII credenciadas.

O Worshop irá reunir também pesquisadores, acadêmicos e industriais da área, com o objetivo de criar um ambiente de informação, compartilhamento técnico-científico e de identificação de oportunidades de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).

"A Biomassa dispõe de um potencial energético extremamente importante no Brasil e ainda nos encontramos no momento de pesquisar as melhores fontes energéticas e suas aplicações, principalmente porque nosso país passa por um crescimento de consumo de energia bastante acentuado. Nesse sentido, tal Workshop torna-se importante para reunir os grandes nomes da indústria interessados em buscar as soluções para seu setor e as Instituições de Pesquisa que são os fornecedores dessas soluções tecnológicas", destaca o diretor de operações da EMBRAPII, Carlos Eduardo Pereira. 

“O Wokrshop faz parte da estratégia de consolidação do ISI Biomassa como um dos mais importantes players em produção e processos tanto nacional como internacionalmente”, afirmou o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero.

Palestras

Entre os temas que serão abordados durante o evento destacam-se: a indústria 4.0 na química e biotecnologia; o Projeto Midas - Transformando Resíduo em Ouro; o potencial da transformação da biomassa em energia; a agenda de inovação no Brasil na área de renováveis; patentes na área de renováveis; desafios da biotecnologia na transformação de biomassa; incentivos à inovação no Brasil e tendências na biotecnologia.

FINANCIMENTO EMBRAPII

A EMBRAPII - A Empresa mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das Unidades com projetos de PD&I (recursos não-reembolsáveis), enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.

ALMS CORTESIA
TJ MS