ALMS PI 383771260-x-120
SESI

Em encontro de contadores, Sesi destaca melhoria na gestão de SST com eSocial

Em processo de implantação desde o início do ano, o eSocial unifica as informações fiscais

20 outubro 2018 - 11h25Da redação com informações da assessoria
Ela reforçou a importância de oferecer capacitações aos contadores para preparar as empresas para essa necessidade de organização de todas as informações
Ela reforçou a importância de oferecer capacitações aos contadores para preparar as empresas para essa necessidade de organização de todas as informações - Divulgação
Comper

Em processo de implantação desde o início do ano, o eSocial unifica as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empreendedores em um banco de dados administrado pelo Governo Federal, integrando dados do Ministério do Trabalho, da Caixa Econômica, da Secretaria de Previdência e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da própria Receita.

Como a nova ferramenta exigirá uma mudança de comportamento das empresas, o assunto foi tema de palestra com a advogada do Sesi, Karine Ignácio Pinto, nesta sexta-feira (19/10), durante o 18º Encontro Estadual de Contabilidade e 16º Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis do MS, promovido pelo CRC/MS (Conselho Regional de Contabilidade), no auditório do Sebrae/MS, em Campo Grande (MS).

Aos contadores e acadêmicos de contabilidade presentes no evento, Karine Pinto explicou como preparar a empresa para lançar corretamente todas as informações no eSocial, destacando que com a entrada em vigor, as coisas tendem caminhar a passos mais largos no sentido de uma melhora na gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) dentro das empresas, devido a obrigatoriedade de prestar as informações online.

“Os contadores estão acostumados a mexer com folha de pagamento, com valores, e, na maioria das nossas palestras, percebemos dúvidas com relação ao eSocial, até porque é um tema novo para todas as áreas. Então ter um momento para trabalhar sobre isso num encontro de contadores é fundamental, porque a atividade do contador será um pouco diferente. Não é um serviço muito simples, então aqui estou mostrando quais são os programas necessários, como alimentar e quais informações os contadores terão de exigir das empresas”, afirmou a advogada do Sesi.

Ela reforçou a importância de oferecer capacitações aos contadores para preparar as empresas para essa necessidade de organização de todas as informações. “A maioria das empresas ainda não tem as informações referentes à Saúde e Segurança do Trabalho, então esse é um momento de receber orientações sobre o caminho a seguir, apresentando todos os serviços que o Sesi oferece para que essas empresas busquem se regularizar e não serem penalizadas quando começar a obrigatoriedade, prevista para janeiro de 2019”, completou.

Parceria

Na avaliação da vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC/MS, Tânia Regina dos Santos Machado, a participação do Sesi para apresentar as questões relativas à saúde e segurança do trabalho no eSocial é fundamental para preparar os contadores para o uso da nova ferramenta. “Muitos profissionais têm a visão equivocada de o eSocial é apenas INSS e FGTS e o Sesi vem para complementar as informações para fazer esse alerta de é preciso reunir ainda informações sobre saúde do trabalhador, segurança do trabalho. São várias informações que eram feitas aleatoriamente e agora estão unificadas e somos nós, contadores, que fazemos esses lançamentos”, destacou.

Ela ainda acrescentou que o Conselho Regional de Contabilidade desenvolve o projeto “CRC/MS em movimento”, que consiste em mesas redondas e palestras realizadas no interior de Mato Grosso do Sul com o objetivo de capacitar todos os profissionais do Estado. “Agora fechamos mais uma parceria com o Sesi para levar essas informações de SST no eSocial também para outros municípios. As obrigações de entrega de cadastro no eSocial já estão com prazos praticamente encerrados, então os contadores estão correndo atrás para se adequar a essas modificações”, finalizou.

Repercussão

Auditor fiscal da Receita Federal, o contador Moacir Vieira Cardoso explica que seu trabalho também será alterado com o eSocial. “As informações chegarão de forma mais ágil, então acho importante participar de eventos como esse para entender melhor sobre a plataforma, me atualizar e acho muito interessante essa parceria entre o Conselho e o Sesi para detalhar as informações sobre saúde e segurança do trabalho”, avaliou.

Para o acadêmico de Ciências Contábeis, Guilherme Sena, participar de encontros como esse é fundamental para o bom desempenho da profissão. “Já faço estágio num escritório de contabilidade e o pessoal lá já está se atualizando com relação ao eSocial. Acho importante buscarmos informações fora da faculdade também, porque esse é um tema bastante atual e que modifica minha rotina de trabalho”, considerou.

Na avaliação do acadêmico de Ciências Contábeis, Alexadro de Souza, o CRC/MS acertou ao dedicar uma manhã do encontro para tratar do eSocial. “É um tema bastante atual e ainda faltam informações para os contadores, então quando temos a oportunidade de participar de encontros como esse, mesmo estando ainda na faculdade, não podemos deixar de prestigiar. Realmente é um momento de entender melhor essa nova ferramenta e nos preparar melhor para o mercado de trabalho”, finalizou.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas