12 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
BANNER TCE - Prazos Processuais (10/08 a 13/08)
SEGURANÇA PÚBLICA

Corpo de Bombeiros forma mais de 90 brigadistas indígenas no interior

Ao todo já foram formados 91 brigadistas de sete aldeias de Caarapó para atuar em primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios florestais.

10 dezembro 2015 - 14h25DA REDAÇÃO
Ao todo já foram formados 91 brigadistas de sete aldeias do município.
Ao todo já foram formados 91 brigadistas de sete aldeias do município. - Divulgação
FAMASUL - SENAR

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul concluiu essa semana em Caarapó mais um curso de formação de brigadistas indígenas, para atuação em primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios florestais. Ao todo já foram formados 91 brigadistas de sete aldeias do município.

Será beneficiada com os novos brigadistas uma população de mais de 6 mil índios das etnias Guarani e Kaiowá.

Direcionado a lideranças indígenas, rezadores e população em geral, o curso concluído essa semana está na terceira edição e busca despertar nos participantes o senso de autoproteção e capacitá-los para serem multiplicadores. Nas edições anteriores foram formados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde indígena e agentes de saneamento básico indígena.

De acordo com o major Leonardo Rodrigues Congro, coordenador de Projetos Institucionais do Corpo de Bombeiros, essa é uma ação de uso transversal das noções de Defesa Civil, que visa ainda a redução dos índices de violência entre os indígenas. “A primeira missão Constitucional dos Bombeiros é a prevenção”, enfatiza.

Com o apoio do 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Caarapó, o curso que teve duração de 20 horas foi realizado na Escola Municipal Indígena Ñandejara Polo, com disciplinas teóricas e as instruções práticas nas áreas rurais da aldeia Teyí Kuê.

Mato Grosso do Sul é hoje o segundo estado brasileiro com o maior número de indígenas, com uma população de 73.181 índios de oito etnias. Com mais esta turma, chega a 90 o total de brigadistas indígenas já formados pelo Corpo de Bombeiros em Caarapó. Em 2016 a instituição irá ampliar as ações para as comunidades silvícolas de Amambai e região.

Banner Whatsapp Desktop
Cornavirus
agecom - fullbanner