sebrae
REUNIÃO

Conselho de Presidentes de TCs realiza primeira reunião ordinária de 2020

Para 2020, o CNPTC vai focar em inovação, aperfeiçoamento, expansão de fronteiras, uso de inteligência artificial e uso cada vez maior de recursos de TI

7 fevereiro 2020 - 13h43Da Redação com Assessoria
Conselheiro Waldir Neves na reunião do CNPTC
Conselheiro Waldir Neves na reunião do CNPTC - Foto: Divulgação/Assessoria

O diretor da Escoex (Escola Superior de Controle Externo) do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, representou na manhã desta quinta-feira (6), o presidente da Corte de Contas do Estado, conselheiro Iran Coelho das Neves, na 1º Reunião Ordinária do CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes de Tribunas de Contas) em 2020.

Canal WhatsApp

Essa é a primeira reunião ordinária da nova comissão executiva, formada pelo presidente, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCM/GO), vice-presidente, conselheiro Severiano Costandrade (TCE/TO) e secretário executivo, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE/SC).

Na pauta, a Estratégia de comunicação e imagem dos Tribunais de Contas, Aplicação dos efeitos da tese de repercussão geral fixada pelo STF no RE nº 848.826/DF na atuação dos Tribunais de Contas que discute a competência na apreciação das contas dos municípios, a Reforma da Previdência nos municípios, Sensibilização dos Tribunais de Contas acerca da importância do tema Governança Pública, Repercussão às normas de direito brasileiro e as Ações do IRB (Instituto Rui Barbosa).

Na ocasião, o diretor da Escoex, conselheiro Waldir Neves, colocou em pauta uma antiga reivindicação dos Tribunais de Contas - a questão da PEC 22, que propõe uma reforma no sistema de controle externo brasileiro, e a PEC 188, mais conhecida como PEC do Pacto Federativo, que impõe mudanças importantes nas relações entre os entes federativos e cria novas regras para o controle de gastos públicos.

A primeira é a inclusão de representantes de Tribunais de Contas dos Estados e Municípios no Conselho Fiscal da República, previsto na proposição. A outra é a criação de Câmara de Uniformização de Jurisprudência dos Tribunais de Contas do Brasil, também com representantes das Cortes estaduais e municipais. “No nosso entendimento se faz necessária a inclusão de representantes de Tribunais de Contas dos Estados e Municípios no Conselho Fiscal da República, garantindo a paridade nas representações do Tribunal de Contas da União e dos Estados e Municípios”, explicou o conselheiro.

O conselheiro Waldir Neves esteve ainda com o senador Márcio Bittar, com o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, e com o conselheiro Severiano Costandrade, vice- presidente do CNPTC, para tratar dos pleitos dos Tribunais acerca das PECs 22 e 188.

No período da tarde o conselheiro do TCE-MS, Waldir Neves, participa da posse oficial da nova diretoria do CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas), que será realizada simultaneamente à posse dos presidentes da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas) e do Instituto Rui Barbosa .

Para 2020, o CNPTC vai focar em inovação, aperfeiçoamento, expansão de fronteiras, uso de inteligência artificial e uso cada vez maior de recursos de TI.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop