03 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Conquistas PMCG
ATENÇÃO

Conheça as infecções causadas por fungos mais comuns nas crianças

Os fungos são microorganismos que estão dispersos na natureza e podem provocar algumas doenças, entre elas a micose.

15 dezembro 2015 - 13h57Da redação
Ilustração
HVM

Em entrevista ao programa Falando Francamente, Marcos Ereno Auler, farmacêutico,  bioquímico, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em microbiologia pela USP, fala sobre os fungos que mais atacam as crianças. Ele explica que os fungos são microorganismos que estão dispersos na natureza e podem provocar algumas doenças, entre elas a micose, uma das que mais atacam as crianças.  

No entanto o farmacêutico lembra que os fungos também podem ser bons, já que alguns fazem queijo, vinho, pão, remédios. Mas tem aqueles que causam as doenças. As leveduras, em especial. A umidade e o calor favorecem o aparecimento das micoses, especialmente no pé, nas unhas, na virilha e na pele. O famoso sapinho, aquelas placas brancas que aparecem na boca do bebê, são as primeiras micoses na criança. Umidade nos dedos, também provocam micoses, e é preciso ter muito cuidado com as micoses de praia e de piscina. Chupar os dedos  também podem provocar fungos e miscoses .
 
Os sintomas das micoses mais comuns são lesões, placas brancas ou avermelhadas com bordas em escamas. A micose é transmissível e as infecções sistêmicas, profundas, podem até provocar a morte. Marcos Auler explica que para evitar as micoses provocadas por fungos a melhor forma de prevenção é ter cuidado com a umidade e o calor. É preciso secar bem a pele, colocar talco nos pés, não ficar muito tempo com roupa molhadas, evitar compartilhar roupas, escovas e não andar descalço,  especialmente na praia. Ele explica ainda que não se deve pegar no animal de estimação que esteja com manchas na pele ou perda de pelo. Eles também podem transmitir doenças.
     
Mas, felizmente, o diagnóstico, os  exames micológicos e o tratamento podem ser feitos no SUS- Sistema Único de Saúde. Estão disponíveis também no SUS os medicamentos antifúgicos. Marcos Auler lembra também que é necessário cuidado com a higiene para ter uma vida saudável.
      
Estas e outras informações você ouve na entrevista com Marcos Ereno Auler . Falando Francamente vai ao ar, na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15 às 16 horas, com apresentação de Artemisa Azevedo.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
agecom - fullbanner
Cornavirus