Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
06 de dezembro de 2025 - 02h56
sesi
TERENOS

Comarca de Terenos será projeto-piloto em logística sustentável

9 outubro 2015 - 10h58DA REDAÇÃO/ASSESSORIA
Captacao de agua da chuva
Captacao de agua da chuva - Divulgação

Em menos de um mês após a aprovação do Plano de Logística Sustentável, o Tribunal de Justiça, por meio da Secretaria de Obras, está implantando na Comarca de Terenos o plano piloto para a aplicação de algumas propostas previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Canal WhatsApp

A construção da Comarca de Terenos começou em agosto deste ano e já contará com algumas ações estabelecidas no PLS, como, por exemplo, a instalação de luminárias de LED, que tem uma vida útil longa e apresenta maior eficiência energética, sensores de presença para acionamento de iluminação de áreas de ocupação eventual, como os banheiros, e a instalação de ar-condicionado inverter que é mais econômico que outros modelos, pois o compressor, espécie de motor do ar-condicionado, funciona em baixa potência sem desligar, permanecendo sempre em operação. Isso evita estalos quando o compressor entra em operação e os picos de luz.

Além das ações que visam a redução de consumo de energia elétrica, a comarca também terá a captação de águas pluviais, que já ocorre em algumas comarcas como Nova Alvorada do Sul, Mundo Novo, Água Clara, Bonito, Anastácio, Sete Quedas, Ivinhema e no anexo do Tribunal de Justiça. Nos banheiros serão instaladas descargas econômicas com duplo acionamento para sólidos e líquidos e secadores de mãos elétricos.

Outra proposta consiste na aquisição de canecas com o intuito de diminuir o consumo de copos descartáveis que demoram 200 anos para se decompor no meio ambiente. E, para reduzir os valores gastos com os serviços de telefonia, o novo prédio da Comarca de Terenos também terá um estudo para verificar a viabilidade de se implantar o sistema VoIP ou voz sobre IP, que é o roteamento de conversação humana ou qualquer outra rede de computadores baseada no protocolo de internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

Para a engenheira sanitarista ambiental responsável pelo projeto ambiental, Rosiley Ferreira Cristaldo, a expectativa é que a Comarca de Terenos seja um modelo diferenciado das outras com um consumo mais sustentável.

Nas demais comarcas, as propostas estabelecidas no Plano de Logística Sustentável serão implementadas na medida em que os prédios necessitarem de reformas e também conforme metas constantes no próprio PLS.

Entenda mais – O Plano de Logística Sustentável aprovado pelo Órgão Especial na sessão do dia 16 de setembro de 2015, em cumprimento à Resolução nº 201 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina aos órgãos e conselhos do Judiciário a criação de unidades ou núcleos socioambientais por meio da implantação de um Plano de Logística Sustentável.

Com foco na preservação do meio ambiente, a norma tem o objetivo de estimular a reflexão e a mudança dos padrões de compra, consumo e gestão documental no Judiciário, bem como do corpo funcional e da força de trabalho auxiliar. Para se ter uma ideia da importância da questão, para a produção de uma tonelada de papel faz-se necessário o corte de quarenta árvores e se a mesma quantidade fosse reciclada haveria uma redução de 3,2 m² de espaços nos tão abarrotados aterros sanitários.

O Plano de Logística Sustentável engloba a implantação de diversas práticas de sustentabilidade em diversas áreas que vão desde o material de consumo até mesmo na capacitação dos servidores em educação socioambiental.

Confira na íntegra o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul no arquivo anexo ou pelo link da Ecogestão ( http://www.tjms.jus.br/projeto_ecogestao/ ) e também a Resolução nº 201 do CNJ (http://www.cnj.jus.br/busca-atos-adm?documento=2795 ) que determinou a criação de unidades ou núcleos socioambientais, com a implantação do PLS.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop