ALMS PI 383771260-x-120
INTERNACIONAL

Coletes amarelos fazem nono fim de semana de protestos na França

12 janeiro 2019 - 19h33
Comper

O movimento dos coletes amarelos fez neste sábado (12) o nono fim de semana de protestos na França. Os atos foram marcados por confrontos entre a polícia e os manifestantes em partes da cidade de Paris, como o Arco do Triunfo. Mais de 5 mil agentes policiais foram mobilizados.

Bairros centrais da capital francesa foram interditados para conter a violência. A polícia usou veículos blindados, cães e cavalos. Na Champs-Elysées, as frentes de dezenas de bancos, joalherias e outros estabelecimentos foram protegidos com tábuas.

De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 84 mil saíram às ruas para os protestos em todo o país, 30 mil a mais do que no primeiro fim de semana de 2019. Mais de 100 pessoas foram presas no país, sendo 59 na capital. Cerca de um quarto do total foi detido por porte de arma durante a noite anterior.

As passeatas dos "coletes amarelos" tiveram início novembro passado, em reação a um aumento dos preços de combustíveis, que depois foi cancelado pelo presidente Emmanuel Macron. No entanto, o grupo passou a protestar contra as situações precárias de trabalhadores no país. Macron propôs um grande debate nacional que deve ser iniciado na próxima semana, porém parte da população não tem demonstrado interesse na proposta.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas