segov dengue
ESTUDO

Ciência aponta hipnose para tratar distúrbios do sono, sem remédios

A hipnose pode funcionar tanto como coadjuvante no tratamento para a insônia, como também para aquelas pessoas que tem um péssimo sono e não fazem tratamento medicamentoso

19 abril 2016 - 16h45DA REDAÇÃO
Comper

Pesquisadores da universidade de Zurique, na Suíça, descobriram que as técnicas de hipnose clinica, aplicadas em pacientes que sofrem de insônia e distúrbios ligados ao sono, podem melhorar as noites mal dormidas, e ajudar na qualidade de vida, e em alguns casos até substituir os remédios de tarja preta, estes muitos que implicam em efeitos colaterais. Até mesmo aquelas pessoas que sofrem de preocupação excessiva, e se sentem muito agitadas, por isso, demoram a pegar no sono, podem se beneficiar das técnicas. O estudo foi publicado no Jornal Sleep.

A psicóloga Miriam Farias, que é pós graduada em hipnose clínica, relata que a qualidade de sono influencia em todas as nossas atividades no dia a dia. “A noite de sono precisa ser reparadora, o corpo precisa amanhecer descansado, e a mente sadia para mais um dia de atividades. Uma boa noite de sono é imprescindível para que o indivíduo tenha um dia equilibrado. Quando não se dorme bem, a pessoa apresenta vários sinais no comportamento diário, tais como: irritação, impaciência, mal humor e em casos mais acentuados um cansaço crônico” pontua a especialista. A hipnose atua no sistema límbico, que é responsável pelas emoções, sabe-se que quando a pessoa está muito estressada, ansiosa ou preocupada, ela tem mais dificuldade para dormir.

Em Zurique o estudo relativo ao sono foi aplicado em 70 pessoas, elas foram convidadas para cochilar durante 90 minutos. Um grupo ouviu durante 13 minutos a indução à hipnose pré-gravadas em um dispositivo eletrônico, antes de dormir, outro grupo ouviu um dialogo neutro. Os participantes que tiveram o contato com as ondas hipnóticas, tiveram um aumento de 80% de relaxamento e das ondas de sono. Até mesmo idosos e crianças podem usufruir dessas atividades para relaxar e descansar melhor durante o período de sono. “A hipnose atua no sistema nervoso, regulando e equilibrando o sistema parassimpático e assim aumentando a produção de serotonina e hormônios que regulam o sono” diz Miriam.

Na comunidade cientifica o sono profundo é conhecido como “sono de ondas lentas”. Essa fase do sono é a mais restauradora, pois os hormônios do crescimento são ativados, promovendo a renovação celular e estimulando o sistema imunológico. A especialista explica que todas as pessoas que não tem qualidade no sono, podem aplicar as técnicas para uma noite de sono reparadora. “A hipnose além de ser uma técnica eficaz nos transtornos do sono tem ampla aplicabilidade. Trata também os transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, fobias, estresse, estresse pós-traumático, depressão, tabagismo, obesidade, dores, dificuldades de aprendizado, baixa autoestima, timidez, tíques, gagueira e outros” explica Miriam.

A Vendedora Talyne ferreira,24, sofreu com os transtornos do sono até pouco tempo atrás, quando começou a praticar a hipnose para melhorar o sono “ Sempre gostei de fazer tudo ao mesmo tempo, e a ansiedade e o estresse na hora de dormir era transferido para cama, eu tinha muito insônia, estava completamente sem qualidade de vida”. E conta que na primeira sessão já sentiu a diferença. “ Faço a técnica do Sono, a hipnose me ajudou em várias áreas, até mesmo conhecer minhas emoções. Hoje já não sofro com insônia e tenho qualidade de vida” conta Talyne.

Andria Guimarães de Azeredo, 45 anos, gestora comercial de marketing sofreu anos com a insônia “Sempre dormia de duas a três horas por noite, dormindo em torno das 21h:30 e acordando meia noite ou 01h:00 da manhã . Ficava irritada comigo mesma por não conseguir dormir. Saia da cama e ficava no sofá da sala para não atrapalhar o sono do meu marido” conta. “Com a hipnose e psicologia fui reeducando o organismo e a mente. Não é fácil, leva um tempo mas o resultado apareceu. Hoje durmo 5 horas por noite e espero alcançar as tão sonhadas 8 horas que dormia a uns 15 anos atrás” finaliza.

Dicas para um sono reparador:

1-Preparar um ambiente confortável para dormir, criar condições adequadas para ter um bom sono.

2 - uma mente preocupada, impede de ter uma boa noite de sono, leve para a cama somente o seu corpo e deixe os problemas fora do quarto.

3 - Sem ruídos ou barulhos que possam interferir no sono.

4 - Evitar ficar até tarde na TV ou computador.

5 - Tomar um banho antes de dormir, relaxa muita gente.

6 - Se você dorme acompanhado e a outra pessoa ronca, você pode usar protetor auricular.

7 - Atividade física, tudo que mexe com o corpo relaxa a mente, pode ajudar no seu sono, mas observe qual horário é melhor para você. Tem pessoas que fazem à noite e ficam agitados e outros relaxam muito.

8 - Técnicas de auto-hipnose

9 - Pratique algum método de relaxamento antes de dormir

10 - Criar uma rotina, quando possível, dormir quase sempre no mesmo horário, para virar um hábito.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas