ALMS PI 383771260-x-120
INTERNACIONAL

Chanceler brasileiro se reúne com oposicionistas venezuelanos no Itamaraty

17 janeiro 2019 - 13h06
Comper

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, está reunido no Itamaraty com representantes da oposição ao governo de Nicolas Maduro, dos Estados Unidos e integrantes do chamado Grupo de Lima. Após a reunião, o Itamaraty oferecerá um almoço para os presentes.

Participam do encontro o deputado oposicionista Júlio Borges, o presidente do Tribunal Supremo de Justiça, hoje no exílio, Miguel Ángel Martin, o ex-prefeito de Caracas Antônio Ledezma, e Roderick Navarro, um dos líderes do movimento Rumbo Libertad, que integra exilados que moram nos Estados Unidos e defendem um governo transitório em exílio. O Itamaraty não informou oficialmente quem mais está no encontro.

A reunião acontece em meio ao aumento da tensão sobre a Venezuela. Na semana passada, Maduro assumiu novamente a Presidência do País, tendo sua legitimidade questionada internamente, além de não ser mais reconhecido por 40 países.

Na quarta-feira, 16, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, classificou o governo venezuelano como uma ditadura e disse que a única instituição legítima da Venezuela é a Assembleia Nacional, dominada pela oposição. Macri estava em Brasília em visita oficial ao presidente Jair Bolsonaro.

Antes do presidente argentina, Bolsonaro discursou no Palácio do Planalto e disse que a preocupação de Brasil e Argentina com a situação da Venezuela é um exemplo de cooperação entre os dois países.

De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, não está prevista nenhuma fala do chanceler à imprensa após o encontro.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas