
A Energisa entregou oficialmente nesta terça-feira (12) para o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a obra de revitalização do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O espaço considerado um dos mais disputados para eventos na Capital ganhou novas luminárias, lâmpadas e equipamentos de ar condicionado eficientes, de alta tecnologia e com Selo Procel de Economia de Energia.

Foram instaladas 588 luminárias LED e 848 lâmpadas LED de alta tecnologia, além de 11 centrais de ar condicionado eficientes e cinco equipamentos de ar condicionado tipo split inverter com Selo Procel de Economia de Energia.
A obra de revitalização contou com investimentos de R$ 798 mil. A substituição dos equipamentos deve gerar economia de energia de 307,93 MWh/ano e uma redução dos custos com operação e manutenção dos sistemas existentes, possibilitando a transferência dos recursos para aplicação em outras áreas de interesse do Centro de Convenções.
O diretor Técnico e Comercial da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, explicou que a Companhia se preocupa em racionar o consumo de energia para preservar o próprio país. “O Brasil precisa de energia em todos os segmentos e não podemos desperdiçar um produto que é tão escasso ultimamente. Queremos que a população sul-mato-grossense tenha conforto e comodidade no Centro de Convenções, mas sobretudo, que realize o consumo eficiente da energia para que não falte lá na frente”, afirmou.
De acordo com o coordenador de Eficiência Energética, Emerson Rivelino Nantes Alves, a Energisa realiza uma vez por ano a Chamada Pública de Projetos (CPP), que possibilita aos clientes apresentarem projetos de Eficiência Energética. No ano passado, o Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo foi selecionado para receber os recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética - PEE da concessionária, que segue regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.
“Foi feito um estudo para dimensionar corretamente os equipamentos utilizados neste projeto, e inclusive, os colaboradores do Centro de Convenções foram treinados para operacionalizar os sistemas. A vida útil, por exemplo, do ar condicionado instalado no Centro de Convenções é de 25 anos, portanto, obedecendo todos os critérios de manutenção nesses 25 anos, será mantida também a economia de energia prevista no projeto”, esclareceu.
O diretor-Presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling destacou a importância da parceria entre a Energisa e o Governo do Estado para concretizar a modernização do espaço. “Nossa cidade é muito quente e o Centro de Convenções é uma jóia que temos no estado. Estamos felizes pelo conforto oferecido aos nossos usuários e pela redução de custo que teremos com a alta eficiência de energia dos equipamentos”.
