ALMS PI 383771260-x-120
RELÓGIOS ERRADOS

Celulares entram no horário de verão antecipadamente e confundem usuários

Internautas relatam que relógios 'pularam' de meia-noite para uma hora da manhã

21 outubro 2018 - 14h43Com informações da Folha de São Paulo
Quem confiou nos relógios de celulares e computadores neste domingo (21) pode ter se perdido um pouco no tempo
Quem confiou nos relógios de celulares e computadores neste domingo (21) pode ter se perdido um pouco no tempo - Divulgação
Comper

Usuários das redes sociais relataram no início da madrugada deste domingo (21) que os horários de seus celulares e computadores "pularam" automaticamente de meia-noite para uma hora da manhã, como se fosse o início do horário de verão no Brasil.

Por decisão do governo, o horário de verão começa apenas no dia 4 de novembro, e não em outubro, como em anos anteriores. A alteração automática provocou confusão e gerou dúvidas entre aqueles que não tinham certeza sobre o início do horário de verão.

"Por favor, alguém pode me informar que horas são?", perguntou um usuário do Twitter no início da madrugada. "Não estou entendendo nada", escreveu outra pessoa. "Se ninguém me falasse, eu nem ia perceber que já é horário de verão", confundiu-se uma internauta.

No Twitter, os termos "horário de verão" e "que horas são" ficaram entre os dez primeiros assuntos durante a madrugada.

Há uma semana, uma falha provocou o ativamente do horário de verão em celulares da operadora TIM. A empresa pediu desculpas a seus clientes. De acordo com os relatos na madrugada deste domingo, desta vez o problema afetou celulares de várias operadoras e sistemas operacionais, em diversas partes do país, além de computadores.

O anúncio de que o horário de verão começará em 4 de novembro foi feito pelo governo federal na segunda-feira (15). Esse foi um recuo de uma decisão anterior, quando o governo havia acatado pedido do Ministério da Educação para adiar em duas semanas o início, por causa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Normalmente, o programa começa em outubro, mas houve postergação para que a data não coincidisse com o segundo turno das eleições, no próximo dia 28.

Procuradas na manhã deste domingo, as operadoras Claro e Oi ainda não enviaram comunicados para explicar o problema. A assessoria de imprensa da Vivo foi procurada por volta das 22h de sábado (20), mas afirmou que não tinha informações sobre o caso. Na manhã deste domingo, também não ainda enviou explicação.

Em nota, o Sinditelebrasil (sindicato que reúne as empresas de telefonia) afirma que "esse ajuste não foi realizado pelas operadoras" e não dá estimativa de quando o problema será solucionado. Até as 10 horas deste domingo os relógios ainda marcavam horário uma hora à frente.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas