11 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
RODOVIA

CCR MSVia aconselha motoristas a redobrarem cuidados nas férias

Motoristas inexperientes pegam estrada nessa época e todo cuidado é pouco.

29 dezembro 2015 - 14h12DA REDAÇÃO
Divulgação
FAMASUL - SENAR

A CCR MSVia está reforçando no período de Festas do Fim de Ano sua campanha de segurança voltada para orientação da prática de direção segura. A preocupação da equipe do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário é alertar os condutores para redobrarem a atenção nesse período do ano em que muitos motoristas sem experiência em estrada viajam a passeio.

Segundo Keller Rodrigues, gestor de Interação com o Cliente, folhetos didáticos sobre Direção Segura estarão sendo distribuídos em pontos estratégicos da rodovia, além de Bases Operacionais e Praças de Pedágio. Além disso, técnicos da Concessionária estarão atendendo aos pedidos de entrevista da Mídia, buscando disseminar mensagens de segurança aos motoristas.

“Às vezes, o motorista acha que é muito mais fácil dirigir em estrada, mas está enganado, porque  em velocidade constante, parece que nada vai acontecer, mas o risco, de fato, é muito maior”, explica Keller Rodrigues. “E se houver chuva, o cuidado tem que ser redobrado, porque as pistas molhadas facilitam as derrapagens e diminuem a eficiência dos freios”,

O engenheiro destaca que é muito importante guardar distância segura em relação ao veículo que segue à frente, redobrando a atenção em curvas, evitando freadas bruscas e utilizando o farol baixo, mesmo durante o dia.

“Em pistas simples, como é o caso da maior parte da BR-163/MS, dirigir com faróis acesos aumenta a visibilidade do veículo para os motoristas que vem em sentido contrário”, ressalta Keller Rodrigues. “e se estiver chovendo, dirigir com faróis acesos é ainda mais importante, porque  “o spray provocado pelo tráfego na chuva diminui a visibilidade e os faróis acesos contribuem para minimizar essa dificuldade”.

Os técnicos do SAU também insistem em um velho e bom conselho: Em caso de dúvida, não tente ultrapassar!

“Toda ultrapassagem envolve risco e muitos motoristas acreditam que podem contar com o companheirismo do motorista do veículo que vem no sentido contrário”, diz Rodrigues. “Nem todo mundo entende o momento de risco e, muitos casos, os motoristas não saem da frente para ajudar; é quando acontece o acidente. Se não há espaço, não tente ultrapassar”.

Cuidados preventivos

Antes de viajar, faça a manutenção preventiva do veículo verificando motor, óleo e componentes eletrônicos como pisca-pisca, lâmpada de faróis e de freios. Verifique as palhetas do limpador, lave os vidros por fora e limpe a parte interna. Nunca esqueça de completar o reservatório do esguichador de água do para-brisa. Os pneus precisam estar em bom estado e calibrados corretamente, o que aumenta a aderência ao pavimento.

Obedeça à sinalização rodoviária, respeite os limites de velocidade, fique  atento ao volante, não consuma bebidas alcoólicas antes de dirigir; todos no veículos precisam utilizar cinto de segurança.

Banner Whatsapp Desktop
agecom - fullbanner
Cornavirus