Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
18 de outubro de 2025 - 01h59
maracaju outubro rosa
CÂMARA MUNICIPAL

Campo Grande terá campanha de conscientização para a vacinação de cães contra a Cinomose

PL aprovado hoje (10) dispõe sobre promover, anualmente, a campanha de conscientização para a vacinação contra a doença

10 setembro 2015 - 15h35Da redação
Arquivo

Foi aprovado hoje (10), durante sessão da Câmara Municipal, em primeira discussão e votação o Projeto de Lei nº 7.965/15, de autoria vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) que dispõe sobre promover, anualmente a campanha de conscientização para a vacinação de cães contra a doença “Cinomose” e dá outras providências.

“Tenho 10 cachorros e sei como é triste perder um animal vítima desta doença. A idéia é estimular a vacinação de cães no Município já que a cinomose canina é uma doença grave causada por vírus, altamente contagiosa, de difícil tratamento, podendo levar à morte do animal, sendo aconselhável sua prevenção através de vacinas. A campanha de conscientização sobre a cinomose canina deverá ser permanente e informará os períodos de vacinação e será intensificada nas proximidades destas datas”, detalhou o vereador.

Uma forma comum de contaminação ocorre em canis, onde os animais frequentam os mesmos locais e animais doentes podem ter contato com outros saudáveis ainda não vacinados. Os primeiros sintomas da cinomose são: perda de apetite; febre; vômito e diarréia; falta de coordenação; apatia. A cinomose, por não ser considerada como zoonose (doenças de animais transmissíveis ao ser humano), está excluída das políticas públicas na área da saúde animal.

“Por esse motivo, a prevenção é a melhor arma contra este mal em cachorros. Infelizmente, no Brasil apenas um em cada cinco cães é vacinado contra a cinomose anualmente. Porém, programas de vacinação em massa podem reduzir drasticamente a incidência dessa doença. Por esse motivo é que estamos propondo a edição deste Projeto de Lei, ou seja, para que o Poder Executivo promova, anualmente, uma campanha de conscientização junto à população carioca, visando alertá-la quanto à gravidade da doença cinomose”, justifica o projeto.

O Projeto segue para segunda votação em plenário e sendo aprovado novamente, deverá ser sancionado pelo prefeito.

Canal WhatsApp Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop