03 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
EM TESTE

Anvisa prioriza análise de kit para diagnóstico do vírus Zika

Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou que deve concluir nos próximos dez dias a análise do comercial

16 janeiro 2016 - 10h13Da redação
HVM

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou hoje (15) que deve concluir nos próximos dez dias a análise do primeiro kit comercial de diagnóstico do vírus Zika. Em nota, a agência reguladora informou que a análise é prioridade.

Atualmente só laboratórios públicos fazem este exame e a capacidade deles é baixa. Em média, essas unidades fazem cerca de 80 exames mensalmente em todo o país.  Para o monitoramento do Zika, o Ministério da Saúde usa a vigilância sentinela. Isso significa que a circulação do vírus em uma região é confirmada em algumas amostras, por meio de teste laboratorial e depois os outros casos tem diagnóstico com exame clínico, baseado nos sintomas.

De acordo com o Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia relacionada à Infecção pelo Zika, cada secretaria de Estado estabelece, de acordo com sua estrutura, o público preferencial para passar pelo exame laboratorial.

A Anvisa também está priorizando a análise de outros cinco kits de diagnóstico:  dois para arboviroses em geral, onde estão incluídos Zika, dengue e chikungunya, dois para dengue e um para Chikungunya. A previsão é que todas as análises sejam concluídas em até dez dias.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
agecom - fullbanner
Cornavirus