
O empresário Amarildo Miranda Melo foi empossado, na última sexta-feira (11), em solenidade realizada na sede do Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, para presidir o Sindicato no triênio 2015-2018. Ao ser reconduzido ao cargo pelo terceiro mandato, ele destacou o cenário de crise pelo qual passa o segmento industrial e apontou a necessidade da criação de um ambiente de negócios para que haja reversão do quadro negativo.
“O panorama não é positivo, os números mostram que o cenário exige cuidado e é necessário criar um ambiente de negócios favorável para que possamos buscar a recuperação. E quando começarmos a crescer seja possível aproveitar o momento e prospectar melhores negócios”, declarou Amarildo Melo, após mencionar os números do segmento que já conta com 9.875 desempregados.
Por outro lado, ele reforçou que, apesar do momento de insegurança jurídica e instabilidade política, instituições como a Fiems investe na indústria da construção civil, referindo-se à Escola da Construção, que vai qualificar trabalhadores para atender o segmento. Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que participou da cerimônia de posse, a construção civil tem grande destaque na economia do Estado e, por isso, merece uma atenção especial do Sistema Indústria.
“O segmento passa por dificuldades, assim como os demais, mas esperamos avançar nas discussões de grandes temas que possam trazer mudanças significativas para toda a sociedade”, disse Sérgio Longen, destacando a necessidade de reflexão sobre como enxugar os gastos públicos e contribuir para que sobre mais recursos para atender a população no que ela mais precisa, como educação, saúde e segurança. “O momento é de focar nas ações que possam resultar na cidade, no Estado e no País que a população espera. É preciso rever alguns conceitos e pensarmos em como podemos reduzir os custos dos poderes executivo e legislativo”, declarou.
O secretário estadual de Infraestrutura, Ednei Marcelo Miglioli, que também é diretor-presidente da Agesul, completou que o Sinduscon/MS é a entidade que pode criar uma relação institucional com o Governo, levando as demandas para criar uma relação de diálogo. “Assim é possível atender o mercado. O Governo é parceiro e aberto para dialogar com o objetivo de desenvolver o segmento da construção”, disse.
Já o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, reforçou que a construção civil tem um papel fundamental e que a Fiems dá um passo importante ao estruturar uma escola voltada ao segmento. “De outro lado as empresas de engenharia buscam modernização, pois, nesse momento de crise o conhecimento e a tecnologia aliados à qualificação fazem a diferença. Além disso, a importância de busca a relação institucional com o poder público, que quando acionado somam nas ações.
Hoje no Estado temos ambiente favorável a isso”, declarou.
O diretor da Planurb e diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação, Dirceu Peters, também salientou a representatividade do segmento da construção civil e pontuou que 2016 será um ano de muito trabalho. “Esperamos contar com todos, pois vamos discutir o plano diretor da cidade e queremos a participação de todos”, disse. Para o vereador Edson Shimabukuro, 2016 será um ano de muita luta. “Tenho certeza que o Sinduscon, em parceria com a Fiems, está com os pés no chão. Com planejamento e muita realidade, as duas entidades vão fazer o dever de casa e nós temos que discutir realmente o que queremos do Brasil, sem vender sonhos, caminhar junto para que o Brasil volte a produzir”, declarou.
Confira abaixo a composição da nova diretoria:
Presidente – Amarildo Miranda Melo
1º vice-presidente - Alonso Resende do Nascimento
2º vice-presidente - Kleber Luiz Recalde
1º secretário – José Eduardo Maksoud Rahe
2º secretário – Vera Silvia Saad
1º tesoureiro – Carlos Tsutomu Fujinaka
2º tesoureiro – Antonio Carlos Sibellino de Barros

Membros suplentes
Carlos Clementino Moreira Filho
João Celso Mello Vieira
Luiz Adolar Camargo Kieling
Valter Fuji
Julio Alt Viveros
Orestes Jorge Corrêa
Édson Cláudio Fabian Holzmann
Conselho fiscal
Lincoln de Andrade Pizzato
Altamiro Rezende do Nascimento
Carlos Alberto Bueno de Oliveira
Membros suplentes
René Miguel Filho
Bernardino da Silva Nantes
Delegados
Alonso Resende do Nascimento
Kleber Luiz Recalde
Membros suplentes
José Eduardo Maksoud Rahe
João Celso Mello Vieira
