08 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
FUNTRAB

Alunos da Casa de Qualificação da Funtrab finalizam cursos

Com o espaço lotado por alunos, professores e autoridades, a Casa de Qualificação realizou a solenidade de entrega de certificados na tarde da ultima terça-feira (22).

23 dezembro 2015 - 18h21DA REDAÇÃO
Divulgação
HVM

Com o espaço lotado por alunos, professores e autoridades, a Casa de Qualificação realizou a solenidade de entrega de certificados na tarde desta terça-feira (22) e encerramento das atividades deste ano.

Inaugurada há menos de duas semanas, a Casa é uma proposta da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), órgão do Governo do Estado que visa formular a Política Pública de Emprego, Trabalho e Renda. Responsável pela demanda de qualificação social e profissional, a Fundação empenha-se em resgatar a mão de obra qualificada em prol da melhoria da qualidade de vida da população.

Ao representar o governador neste ato, a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, enfatizou o objetivo da Fundação. “Fico muito feliz em ver um governo preocupado com o lado humano. O sucesso desse trabalho é visível, esse é o papel do governo para que a qualificação chegue até vocês. Continuem buscando e comemorando muito cada conquista”, incentivou.

Segundo o diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, neste ano, a prioridade foi a qualificação profissional. “Nosso questionamento inicial foi que, ao surgir grande número de vagas, eram realizados os encaminhamentos e as vagas não eram preenchidas. O mercado cada vez mais exigente, aliado ao fato de gestões que não se preocupavam em proporcionar cursos de qualificação, agravavam o quadro do desemprego, por isso é que idealizamos a Casa de Qualificação”, justifica.

Estavam também presentes no evento: o deputado estadual Rinaldo Modesto, o vereador Betinho e o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Nelson Cintra Ribeiro, além de presidentes de sindicatos.

Graças às parcerias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de MS (Abrasel); Associação Pro-Eva; Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindsuper); Sindicato dos Cabeleireiros de MS (Sindiprocab) e Instituto Federal de MS (IFMS), a Casa disponibilizou gratuitamente os cursos de Informática Básica, Depilação, Garçom, Faça e Venda Comida Saudável, Camareira, Desenvolvimento Pessoal, Manicure/ Pedicure e Maquiagem. Os cursos são ministrados das 7h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 18h às 22h. A Casa de Qualificação fica na Rua 7 de setembro, 912, Centro (quase esquina com R. Pedro Celestino), com retorno das atividades previstas para o dia 11 de janeiro.

Expectativas dos alunos

Um dos cursos inéditos do arco de Alimentação, o ‘Faça e Venda Comida Saudável’ superou as expectativas para o ambulante Jeferson Neves Saucedo, 25 anos, que já tem intenção de abrir parcerias com outros colegas. “O curso foi excelente, abre uma área pouco explorada pela cidade, o da alimentação saudável e trata-se de uma questão cultural. Pretendo aperfeiçoar meus conhecimentos com um curso de Gastronomia”, planeja.

Já no final do curso de Desenvolvimento Pessoal, ministrado pela psicóloga e coach Giseli Oliveira, os alunos criaram e organizaram uma empresa de prestação de serviços completos referentes a mudanças pessoais, designer, manutenção e também criaram a logomarca da empresa.

E para quem já teve muita experiência na vida, o curso de Informática, ministrado pela professora Fabrícia Magalhães, acrescentou muita praticidade no dia a dia. É o caso da aposentada Olinda Terra Silva, 72 anos, que é consultora de produtos da Natura. “Agora tenho noção suficiente de como manusear o tablet e o notebook para emissão dos pedidos das minhas clientes. Portanto, não dependo mais do auxílio de minha amiga para realizar esses simples procedimentos”, comemora.

A meta agora é encaminhar os qualificados para o mercado do trabalho através da Intermediação de Mão de Obra da Funtrab, além de outras formas alternativas de renda como Banco Cidadão e Economia Solidária e os interessados em elevar a escolaridade, à Secretaria Estadual e Municipal de Educação.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você é a favor do lockdown em Campo Grande?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)
agecom - fullbanner
Cornavirus