Campo Grande (MS) – Um projeto interdisciplinar e que proporciona o resgate do contato com o meio ambiente, mudança de comportamento dos alunos, além do resgate de valores como responsabilidade e compromisso.

As estudantes da Escola Estadual 2 de Setembro, no município de Ladário, Kátia Maurielly Rodrigues Santos e Laís Lopes da Cunha Pinheiro, estão participando do projeto intitulado: “Horta na escola: Estufa Automatizada”.
Orientadas pelas professoras Jennyclaudia Fernanda Souza Campos e Katiane Santos Bezerra, a proposta é elaborar uma estufa, que está em sua fase inicial e poderá ser utilizada como protótipo para o controle automático de irrigação, via plataforma Arduino Uno, ferramenta de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, de baixo custo e fácil de trabalhar.
Esse protótipo de estufas realiza o controle da umidade do solo, luminosidade e temperatura de forma automática, o que trará aos agricultores uma forma mais fácil de cuidado com o plantio de hortaliças, um uso coerente dos recursos e uma diminuição de mão de obra.
Futuramente, a nova técnica irá refletir diretamente nos custos de produção, e com queda nos custos, automaticamente caem também os preços do produto.
Mireli Obando – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
