10 de dezembro de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
 Campanha AFTOSA - Novembro do Cliente Governo do Estado.
ABRIL VERDE

Ação interna lembra movimento pela saúde e segurança do trabalho no HU-UFGD

Frisando que a saúde e a segurança são direito e dever de todos, CIPA entregou panfletos chamando para caminhada e programa de controle da obesidade

17 abril 2018 - 11h41Da Redação
Objetivo é incentivar hábitos saudáveis entre os colaboradores das duas instituições, de forma a criar multiplicadores de um estilo de vida equilibrado
Objetivo é incentivar hábitos saudáveis entre os colaboradores das duas instituições, de forma a criar multiplicadores de um estilo de vida equilibrado - Divulgação

Com uma ação informativa na manhã desta terça-feira (17), membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e da Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) da Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) lembraram o movimento Abril Verde e convidaram os trabalhadores a participar de dois eventos voltados ao tema: a 1ª Caminhada Viva Bem, realizada em conjunto com a UFGD, e o Programa Viva Bem HU, para controle da obesidade, destinado apenas a colaboradores do HU-UFGD.

A 1ª Caminhada Viva Bem será realizada na manhã do próximo sábado (21). Podem participar funcionários do HU e da UFGD, seus familiares e amigos. Basta efetuar a inscrição on-line e gratuita, até sexta-feira (20), clicando aqui.

O objetivo é incentivar hábitos saudáveis entre os colaboradores das duas instituições, de forma a criar multiplicadores de um estilo de vida equilibrado. O percurso será de três quilômetros, pelos bairros Altos do Indaiá e Jardim Cristhais, com largada prevista para as 8 horas, saindo do estacionamento de colaboradores do HU-UFGD (entrada pela primeira guarita). Na concentração, a partir das 7h30, haverá serviços de aferição de pressão, verificação de glicemia e aquecimento físico.

A 1ª Caminhada Viva Bem é uma realização da UFGD em parceria com o HU-UFGD, hospital filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A atividade tem o apoio interno do Gabinete da Reitoria, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proae), de ligas acadêmicas do curso de Medicina e da Assessoria de Comunicação Social da UFGD, ambas da UFGD.

Pelo HU, participam da organização a Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a Comissão de Organização de Eventos, a Unidade Multiprofissional, a Unidade de Planejamento, a Unidade de Comunicação Social e a Gerência de Ensino e Pesquisa.

Como parceiros externos, o evento conta com o apoio da Fundação de Esporte de Dourados (Funed), da Guarda Municipal, da Sanesul, da Corpal Incorporadora e da Imobiliária Gandine.

Mais informações sobre a 1ª Caminha Viva Bem podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-3044 e pelo e-mail comunicação.hu.ufgd@ebserh.gov.br.

Programa Viva Bem HU

O Programa Viva Bem destina-se exclusivamente a colaboradores do HU-UFGD e terá seu lançamento oficial na próxima segunda-feira (23), com uma palestra sobre Comportamento Alimentar e Obesidade, proferida pela psicóloga Maria Salete Junqueira Lucas, no auditório do hospital, a partir das 13h30.

Para se inscrever no Programa Viva Bem HU, o colaborador deve preencher um formulário on-line e aguardar retorno por e-mail com o agendamento da avaliação. Para se inscrever, clique aqui:https://goo.gl/forms/NgZ84iQdyE79O8dW2

Os colaboradores inscritos serão avaliados pelo profissional de Educação Física do hospital, no ambulatório, em horário previamente agendado, onde receberão as instruções sobre a participação no Viva Bem HU e, havendo indicação, serão encaminhados para atendimento médico.

Todos os inscritos que passarem pela avaliação inicial receberão atendimento de nutricionista e psicólogo, com atividades em grupo e atendimento personalizado, quando necessário. Ainda para todos os colaboradores inscritos, o profissional de educação física organizará exercícios funcionais em grupo, duas vezes por semana.

Abril Verde

Abril foi instituído como mês de conscientização para a segurança do trabalho e a saúde ocupacional por conta de duas datas emblemáticas: Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho (28 de abril). A cor verde foi adotada por ser a cor dos cursos relacionados à área da saúde, além de representar a segurança do trabalho.

CIPA e SOST

A equipe de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) do HU-UFGD foi formada em junho de 2014 e desde então atua no sentido de receber os colaboradores vítimas de acidentes ou doenças funcionais e, também, aqueles que tenham dúvidas sobre o tema, além de promover ações de prevenção. A equipe é composta por uma engenheira de Segurança do Trabalho, quatro técnicos em Segurança do Trabalho, um médico do Trabalho, um enfermeiro do Trabalho e um técnico em Enfermagem do Trabalho.

Em 2015, o HU-UFGD compôs a primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), obrigatória pela consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regime de contratação dos colaboradores da Ebserh. Atualmente, a CIPA do HU-UFGD, já na quarta gestão, é formada por 22 membros, entre titulares e suplentes, sendo 50% eleitos pelos trabalhadores e 50% indicados pela empresa.

TJMS – Campanha do TJMS – SEMANA NACIONAL DA RECONCILIAÇÃO
Rubeola