segov dengue
FÓRMULA E

Vitória de Lucas di Grassi na casa da Audi

Brasileiro da Audi Sport ABT ampliou a liderança do campeonato, que segue para a Rússia para as três corridas finais da disputa

23 maio 2015 - 19h03FIA Fórmula E
Lucas di Grassi partiu do segundo lugar no grid no antigo aeroporto Tempelhof
Lucas di Grassi partiu do segundo lugar no grid no antigo aeroporto Tempelhof - Divulgação
Comper

Foi um sábado excelente o dia de Lucas di Grassi no antigo aeroporto Tempelhof, em Berlim, palco da oitava etapa da Fórmula E. Correndo na casa de sua equipe, a Audi Sport ABT, o brasileiro, líder do campeonato, ampliou sua vantagem com uma vitória incontestável. Largando da segunda posição, ele superou o pole-position Jarno Trulli na segunda curva já na primeira volta, e só deixou a liderança no momento de seu pit stop para troca de carro.

A vitória de Lucas, a segunda que ele conquista no campeonato - ele venceu a etapa inaugural da Fórmula E nas ruas de Pequim, na China - em nenhum momento foi ameaçada por seus adversários. Mantendo uma margem que variava entre nove e 12 segundos em relação ao segundo colocado, Di Grassi pôde manter a tranquilidade para acelerar nos momentos certos e economizar energia quando era necessário. Ainda assim, cruzou a linha de chegada com 7s5 à frente do segundo colocado, o belga Jerôme D’Ambrosio, da Dragon.

"A estratégia era pular na frente o mais rápido possível e fugir das brigas para conseguir abrir vantagem na frente. O pit stop foi perfeito, o carro estava excelente e pude dar a vitória à minha equipe dentro de seu próprio país. Isso foi muito especial", comemorou.

Di Grassi ainda teve um momento curioso logo que recebeu a bandeira quadriculada como vencedor. Ele contornou a primeira curva e seu carro parou na pista com o painel de seu carro apontando erro no sistema elétrico.

"Foi um incidente bem curioso logo após o final da corrida. Eu cruzei a linha de chegada, contornei a curva 1 e o sistema elétrico entrou em pane. Com certeza eu tinha alguém lá em cima olhando por mim. Foi inacreditável, porque 100 metros depois que eu cruzei a linha de chegada o carro apagou. Foi uma ótima corrida, lutamos duro em solo caseiro para a Audi ABT e estou muito orgulhoso disso", disse.

"Depois da largada o Trulli cometeu um erro, eu passei e comecei a forçar o ritmo para abrir distância; depois foi questão de manter a diferença sem correr nenhum risco", explicou. "Mas o que aconteceu depois da bandeirada poderia ter acontecido a qualquer momento", aliviou-se.

Lucas chegou a Berlim com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado na tabela e deixa a Alemanha 17 à frente de Nelsinho Piquet, quinto colocado na prova deste sábado (23), e 20 à frente de Sébastien Buemi, que foi o terceiro hoje. Di Grassi e o suíço são os únicos pilotos até agora na temporada a terem conquistado duas vitórias.

"Ainda tem três corridas pela frente, uma na Rússia e as duas da final em Londres. Vamos manter o foco, trabalhar duro como sempre trabalhamos e buscar aumentar essa vantagem na liderança do campeonato", concluiu.

O e-Prix de Moscou acontece no dia 6 de junho, mas antes Lucas viaja para a França, onde no próximo domingo (31) participa do dia de testes para as 24 Horas de Le Mans com a Audi Sport.

Resultado do e-Prix de Berlim (Top-10):
1-) LUCAS DI GRASSI (BRA), Audi Sport ABT - 33 voltas em 48min18s980
2-) Jerôme D’Ambrosio (BEL), Dragon Racing - a 7s586
3-) Sébastien Buemi (SUI), e.dams-Renault - a 10s019
4-) Loïc Duval (FRA), Dragon Racing - a 11s094
5-) Nelson Piquet Jr (BRA), China Racing - a 11s561
6-) Nick Heidfeld (ALE), Venturi - a 20s632
7-) Stéphane Sarrazin (FRA), Venturi - a 20s921
8-) Jean-Eric Vergne (FRA), Andretti - a 21s264
9-) Sam Bird (GBR), Virgin Racing - a 21s641
10-) Vitantonio Liuzzi (ITA), Trulli - a 23s222

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1-) LUCAS DI GRASSI, 118 pontos
2-) Nelson Piquet Jr, 101
3-) Sébastien Buemi, 98
4-) Nicolas Prost, 77
5-) Jerôme D’Ambrosio, 70
6-) Sam Bird, 66
7-) Antonio Félix da Costa, 45
8-) Jean-Eric Vergne, 38
9-) Jaime Alguersuari, 30
10-) Bruno Senna, 28

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas