ALMS PI 383771260-x-120
ESPORTE

Prefeitura vai formar seleção juvenil de futebol para representar Campo Grande

São 117 jovens, de 10 a 15 anos, que farão parte da pré-seleção, onde receberão treinamento especializado e aperfeiçoamento no esporte

24 maio 2018 - 20h10
O titular da Funesp explicou que neste primeiro momento serão pré-selecionados 9 jovens de cada núcleo para participar do Projeto
O titular da Funesp explicou que neste primeiro momento serão pré-selecionados 9 jovens de cada núcleo para participar do Projeto - Marlon Ganassin
Comper

A vice-prefeita Adriane Lopes, acompanhada do diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte – Funesp, Rodrigo Terra, lançou nesta quinta-feira (24) o Projeto Escola Pública de Campeões, que tem o objetivo de formar uma seleção para representar Campo Grande em competições das categorias de futebol sub11, sub 13 e sub 15. O ato aconteceu na Praça Esportiva Belmar Fidalgo.

São 117 jovens, de 10 a 15 anos, que farão parte da pré-seleção, onde receberão treinamento especializado e aperfeiçoamento no esporte. Essas crianças e adolescentes fazem parte dos treze núcleos da Escola Pública de Futebol que hoje atendem todas as regiões da cidade.

Em nome do prefeito Marquinhos Trad, Adriane Lopes deixou uma mensagem de apoio e motivação para os futuros atletas. “Acompanho de perto o trabalho das escolas públicas de futebol e sei do empenho de cada um. Se estão aqui hoje é graças ao empenho de vocês e o que eu posso desejar é muito sucesso e que vocês sonhem grande, pois nós acreditamos em vocês. Sintam-se privilegiados, pois essa é, sem dúvida, uma oportunidade para que realizem os seus sonhos de se tornarem grandes atletas”.

O titular da Funesp explicou que neste primeiro momento serão pré-selecionados 9 jovens de cada núcleo para participar do Projeto. Eles farão quatro semanas de treinamento, quando então a comissão técnica formará a turma definitiva com 75 jovens, sendo 25 de cada categoria. A iniciativa conta com a parceria da Copagaz e do Sicredi.@13

“O projeto de aperfeiçoamento nasceu da Escola Pública de Futebol, que hoje reúne cerca de 1.300 alunos. Quando identificamos a dimensão que esses núcleos atingiram começamos a pensar no depois, no após o aprendizado. Pensamos no próximo passo e, para que o sonho deles não se desfaça conseguimos desenvolver um projeto para que eles possam se formar e se aperfeiçoar. A partir daí estarão preparados para seguirem carreiras como atletas profissionais. Estamos fazendo a nossa parte que é a de criar oportunidades para essas crianças e jovens”, ponderou Terra.

O diretor da Fundação de Esporte ressaltou que aqueles que forem selecionados para compor essa seleção continuarão a fazer parte das escolinhas e serão incentivadores dos demais. “É importante para uma criança que haja motivação. Quando ela tem um colega em seu grupo que conseguiu dar mais um passo, ali ela tem a certeza de que ‘se o meu amigo conseguiu, quer dizer que eu também posso’. É isso que queremos mostrar: que eles podem chegar onde quiserem”, finaliza.

@4O jovem Felipe Nogueira, de 13 anos, disse que está bastante animado com esse projeto. “A escolinha da prefeitura foi a primeira chance que eu tive de me aproximar desse mundo mais sério do futebol. Agora eu estou buscando um grupo de formação para chegar onde eu quero”, disse ele, que faz parte do núcleo do Guanandizão.@3

Já o Matheus Eduardo Vicente, de 12 anos, contou que está começando a realizar seu grande sonho que é o de ser um jogador tão bom quanto o Neymar. “O Neymar é o meu exemplo. Sei que se eu me esforçar vou longe. Estou feliz com tudo o que está acontecendo comigo”, comemorou o aluno do núcleo do Aero Rancho.

As empresas Copagaz e Sicredi são também parceiras do projeto Escola Pública de Futebol. Em nome da Copagaz, o diretor-executivo do grupo, Leonardo Calarge Zahran falou da satisfação em fazer parte dessa iniciativa. “É sem dúvida uma honra para toda a família Copagaz participar desse grande projeto. Contribuir com o esporte é contribuir para um futuro melhor. Não há dúvida de que o esporte tira as crianças das ruas e as afastam de muitos perigos”.

Já o diretor-executivo do Sicredi, Luiz Guilherme Salles Trindade disse que não imaginava a dimensão que as escolas públicas de futebol chegariam, permitindo que fosse criado esse novo projeto, para formar campeões. “Ninguém imaginava essa amplitude das escolinhas de futebol. A população aderiu de tal maneira que em um ano já são mais de mil crianças envolvidas. Isso demonstra que a parceria da iniciativa privada com o poder público, quando é levada a sério, dá certo!”.

Treinamento

Os treinos para os 117 jovens, que farão parte da pré-seleção, serão orientados pelos técnicos e ex-jogadores Paulinho Rezende, Gilmar Calonga, Nei Magalhães e o treinador de goleiros, Plínio Roberto Silva. A equipe vai trabalhar os fundamentos e posicionamento em campo, entre outros.

As atividades vão acontecerão na Praça Belmar Fidalgo para as categorias sub 11 e sub 13, e no Parque Ayrton Senna para a turma do sub 15. Com início no dia 26 de maio, os treinamentos serão realizados aos sábados.

A solenidade de lançamento do Projeto Escola Pública de Campeões contou com a presença do Chefe de Gabinete do Prefeito, Alex Gonçalves; secretária municipal de Educação, Elza Ortelhado; secretário municipal da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, Evandro Bandeira e do vereador Betinho.

Banner Whatsapp Desktop