25 de setembro de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
HVM - INCORPORACOES
CULTURA

Semana do Artesão celebra obras e mestres em 7 dias de muita cultura aberta ao público

Serão sete dias intensos de valorização cultural, com gastronomia, música, dança, oficinas, poesia e claro, muito artesanato.

12 março 2018 - 11h25Da redação
Os eventos homenageiam artistas, divulgam e ampliam a comercialização do artesanato sul-mato-grossense e proporcionam o intercâmbio entre aqueles que utilizam as mãos como instrumento de trabalho
Os eventos homenageiam artistas, divulgam e ampliam a comercialização do artesanato sul-mato-grossense e proporcionam o intercâmbio entre aqueles que utilizam as mãos como instrumento de trabalho - Divulgação

 Serão sete dias intensos de valorização cultural, com gastronomia, música, dança, oficinas, poesia e claro, muito artesanato. Em sua 11ª edição, a Semana do Artesão contará com eventos na Cidade do Natal, na Casa do Artesão, Morada dos Baís, Assembleia Legislativa, Centro Cultural José Octávio Guizzo, Praça dos Imigrantes e bairro Moreninhas. Tudo com entrada franca.

Os eventos homenageiam artistas, divulgam e ampliam a comercialização do artesanato sul-mato-grossense e proporcionam o intercâmbio entre aqueles que utilizam as mãos como instrumento de trabalho e que comemoram no dia 19 de março comemoram sua data.

Confira a programação:

18 de março (domingo) – Sarau das Artes

Feira de artesanato, gastronomia, música, dança e poesia.

Local: Cidade do Natal – Altos da Afonso Pena

Horário: das 9h às 16h

19 de março (segunda) – Dia do Artesão na Casa

Exposição de artesanato dos homenageados pelas entidades de artesanato.

Local: Casa do Artesão de Campo Grande

Abertura: 16h

Apresentação musical: Guga Borba

20 de março (terça) – Noite Cultural

Exposição do trabalho do artesão João Manuel, música, dança, sorteio de brindes.

Local: Morada dos Baís – SESC/MS

Abertura: 18h

Apresentações: Choro Opus Trio, grupo de dança de salão Bailah, Vitor Pirralho e Jorge Calheiros (repentistas/cordelistas de Alagoas)

21 de Março (quarta) Noite Honrosa

Solenidade de entrega da Medalha Conceição dos Bugres aos artesãos de destaque em 2017.

Local: Assembleia Legislativa de MS

Abertura: 19h

22 de março (quinta) – Oficina de Ecobags

Abertura da oficina de produção de Ecobags que será ministrada por Isabel Muxfeldt às segundas, terças e sextas, no bairro Moreninha, com carga horária de 80 horas.

Local: Rua Oires 183, Moreninha I

Abertura: 14h

23 de março (Sexta) – Oficina de Cerâmica: Onça Pantaneira

Abertura da oficina de cerâmica com foco na criação de onças do Pantanal que será ministrada por Rodrigo Avalhaes de terça a sexta, das 17h30 às 21h30, com carga horária de 100 horas.

Local: Centro Cultural Otavio Guizzo

Abertura: 17h30

24 de março (sábado) – Café com Arte

Café da manhã em homenagem aos artesãos, feira de artesanato e apresentações culturais.

Local: Praça dos Imigrantes

Horário: das 9h às 16h

Apresentação musical: Grupo Sampri e Tempero do Samba

Nossa arte

Hoje o artesanato de Mato Grosso do Sul é reconhecido em todo território nacional e internacionalmente graças a sua peculiaridade, técnicas agregadas, qualidade, identidade cultural e formato adequado ao mercado.

Retrata costumes, tradições e demais referências culturais de nosso Estado e é produzido, em grande parte, com matérias primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense.

As peças artesanais trazem à tona temas referentes ao Pantanal; às populações indígenas; ao intercâmbio cultural favorecido pelas divisas, pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia, bem como pelo movimento migratório de várias partes do país e do mundo para o Estado.

A Fundação de Cultura planeja, promove, incentiva e executa ações que buscam o desenvolvimento desta forma de expressão e arte por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, cujo objetivo é a valorização do produto e do fazer artesanal, proporcionando a geração de emprego e renda, a inclusão social e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já tem seus candidatos para as eleições de 2018?

Votar
Resultados
tj ms agosto
CORTESIA SEGOV HEPATICE C