10 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
BANNER TCE - Prazos Processuais (10/08 a 13/08)
DICA DE LEITURA

Livro celebra vínculo entre o ouro e a arte

A joalheria H.Stern une os conceitos em livro e na exposição Ouro- um fio que costura a arte do Brasil.

12 janeiro 2016 - 17h38
Viviane Feitosa
HVM

Na história da arte, o ouro muitas vezes foi utilizado como um símbolo de riqueza espiritual. Nas pinturas medievais, no lugar de paisagens, folhas de ouro cobriam o espaço em torno das madonas, evocando com seu brilho, raridade e valor, um mundo divino, para além da nossa realidade material imediata. Nas igrejas barrocas, o ouro revestia a madeira preciosamente trabalhada dos altares, trazendo uma atmosfera de transcendência e de ligação com o sagrado. E no mundo contemporâneo, como a arte interpreta o ouro?

Esta é a questão que a joalheria brasileira H.Stern procurou levantar com a exposição Ouro- um fio que costura a arte do Brasil. Realizada no Rio de Janeiro, entre outubro e janeiro de 2015, abrindo as comemorações de 70 anos, a mostra trouxe ao público obras de artistas contemporâneos variados, conectados pelo uso do metal precioso em suas obras. Espalhadas pelos salões do Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra foi apreciada por milhares de pessoas, revelando mais uma vez aquilo que inspira a joalheria, o vínculo entre o ouro e a arte.

O livro Ouro - com 149 páginas - idealizado pela H.Stern, com apoio do Centro Cultural Banco do Brasil e do Ministério da Cultura - é um compilado das obras da mostra e uma celebração do material.

Banner Whatsapp Desktop
OAB

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você é a favor do lockdown em Campo Grande?

Votar
Resultados
GAL COSTA
agecom - fullbanner
Cornavirus