03 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
FISCO TECNOLOGICO

Laboratório de tecnologia combaterá crimes fiscais

A iniciativa permitirá que seja intensificado o combate à sonegação e à fraude fiscal.

17 dezembro 2015 - 18h35DA REDAÇÃO
Divulgação
HVM

Acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) e o Ministério da Fazenda vai permitir a instalação de um laboratório de tecnologia na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). A iniciativa permitirá que seja intensificado o combate à sonegação e à fraude fiscal.

A estrutura será equipada com computadores de alta performance para analisar grande quantidade de dados. A intenção é incrementar o trabalho de procuradores na análise de casos de alta complexidade, na produção de informação estratégica e na identificação de indícios de crimes no decorrer da execução fiscal.

Os profissionais da Divisão de Grandes Devedores, na Fazenda Nacional, vão empregar dispositivos de tecnologia da informação para localizar devedores, pessoas interpostas (mais conhecidos como "laranjas"), grupos econômicos informais, bens próprios e desviados, identificar fraudes e esvaziamento patrimonial.

Segundo o Ministério da Fazenda, o laboratório vai integrar a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB), do Ministério da Justiça (MJ). Dessa maneira, a mesma metodologia utilizada pela Polícia Federal (PF) na investigação de casos de lavagem de dinheiro e de corrupção será estendida ao combate contra fraude fiscal.

Levantamento da PGFN contabilizou 3.754 empresas com CNPJ irregular entre 13 mil grandes devedores com débitos acima de R$ 15 milhões, considerados de difícil recuperação. Entretanto, a partir da entrada em operação do laboratório, as contas serão submetidas a avaliação no intuito de se evitar fraudes.

A PGFN também fechou parceria com a Polícia Federal (PF) para realizar capacitação de recursos humanos no compartilhamento de tecnologias e informações, além de planejamento institucional.

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
GAL COSTA
agecom - fullbanner
Cornavirus