24 de setembro de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
HVM - INCORPORACOES
ECONOMIA

Ibovespa tem sessão de recuperação de perdas com alta de 1,48%

17 abril 2018 - 16h56

O Índice Bovespa ingressou em um movimento de recuperação nesta terça-feira, 17, depois de ter acumulado queda de quase 3% em abril. Contribuiu para isso o cenário de agenda fraca e a maior tranquilidade no Brasil e no exterior, que favoreceram a busca por ações com valores atrativos. Em terreno positivo durante praticamente todo o pregão, o índice terminou o dia em alta de 1,48%, aos 84.086,12 pontos.

O Ibovespa acumulava perda de 2,93% no mês até a segunda-feira, 16, totalmente descolado das bolsas de Nova York, cujo desempenho em abril é positivo na mesma proporção. Pesou nos últimos dias a incerteza com o quadro eleitoral doméstico indefinido, enquanto a situação fiscal do país continua a exigir medidas consistentes. Lá fora, as tensões envolvendo Estados Unidos, China, Rússia e Síria também têm sido fator de volatilidade, mas a falta de notícias negativas favoreceu um novo dia otimista nas bolsas de Nova York, como já havia sido observado ontem.

Para Bruna Sene, analista da Nova Futura, o Ibovespa teve hoje um movimento de "repique", uma vez que no intraday se aproximou bastante do suporte gráfico dos 82.800 pontos. Ontem o índice havia fechado nos 82.861 pontos e hoje chegou a bater a mínima de 82.809. O mesmo aconteceu com algumas blue chips, como Itaú e Bradesco, segundo ela.

Apesar do clima de calmaria, o cenário de volatilidade ainda está presente no mercado e deve continuar dando o tom dos negócios, à medida que se aproximam as eleições. O analista Carlos Soares, da Magliano, afirma que a questão fiscal é a que mais preocupa o investidor estrangeiro, que não vê clareza nos pré-candidatos que lideram as pesquisas eleitorais, que ele classifica como candidatos "quase reformistas".

"Não está claro o encaminhamento que esses pré-candidatos pretendem dar à questão fiscal. Se houvesse maior clareza, talvez o estresse fosse menor. Por conta dessa incerteza, o investidor estrangeiro tende a aguardar essas sinalizações", disse o profissional.

Na análise por ações, o dia foi de alta praticamente generalizada entre as blue chips da carteira do Ibovespa. Vale ON subiu 3,12%, apoiada pela alta dos preços do minério de ferro. Petrobras ON e PN subiram 1,83% e 1,99%, também incentivadas pela alta dos preços do petróleo.

Um dos destaques do dia foi a ação da BRF, que começou o dia em baixa incentivada pelas restrições às exportações de carne de aves do Brasil impostas pela Comissão Europeia. À tarde, a situação se inverteu durante a teleconferência de Luiz Fernando Furlan, indicado para presidir o Conselho de Administração da companhia, em substituição a Abílio Diniz. O discurso de coesão do herdeiro da Sadia foi bem recebido e BRF ON terminou o dia em alta de 0,10%.

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já tem seus candidatos para as eleições de 2018?

Votar
Resultados
tj ms agosto
CORTESIA SEGOV HEPATICE C