sebrae
ECONOMIA

Governo publica no Diário Oficial exoneração do presidente da Apex

10 abril 2019 - 13h26

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 10, confirmou a exoneração do diplomata Mário Vilalva do cargo de presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex Brasil), que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, comandado por Ernesto Araújo.

Canal WhatsApp

Mário Vilalva foi demitido na terça, depois de uma queda de braço com dois diretores ligados ao ministro Ernesto Araújo e com o próprio chanceler. A saída de Vilalva foi interpretada como uma vitória de Araújo na disputa de poder travada com militares na agência.

A demissão foi anunciada pelo Itamaraty em nota. Nesta segunda-feira, em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Vilalva acusou Araújo de ter dado um "golpe" ao mudar o estatuto da Apex sem consultá-lo. O novo texto do estatuto retira poderes do presidente da agência e amplia a força de seus diretores.

Na nota, o próprio Araújo anuncia a exoneração de Vilalva, que também é diplomata de carreira e foi embaixador do Brasil na Alemanha e no Chile. Araújo não informou quem será o próximo presidente da agência. Segundo o Broadcast apurou, o chanceler defendia pôr o atual diretor de Gestão da agência, Márcio Coimbra, no cargo, mas Bolsonaro prefere um diplomata, o que deve prevalecer.

Vilalva foi o segundo presidente da Apex a ser demitido no governo Bolsonaro. Ainda em janeiro, o primeiro escolhido do presidente para o cargo, Alex Carreiro, foi dispensado da função depois de apenas uma semana no cargo.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas