segov dengue
JOVENS EMPREENDEDORES

Cresce o número de jovens empreendedores em Campo Grande

Segundo os dados apresentados na última semana, 15,7 milhões de jovens estão levantando informações para ter um negócio ou já possuem empresa com até três anos e meio de atividade

18 junho 2018 - 13h00
Segundo informações do portal do empreendedor, do Sebrae, até o início do mês de junho, pouco mais de 42 mil pessoas tinham solicitado a abertura de empresa na modalidade Microempreendedor Individual (MEI)
Segundo informações do portal do empreendedor, do Sebrae, até o início do mês de junho, pouco mais de 42 mil pessoas tinham solicitado a abertura de empresa na modalidade Microempreendedor Individual (MEI) - Divulgação
Comper

Levantamento realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em todo o Brasil, em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), mostrou que houve um crescimento no número de jovens empreendedores em 2017. Segundo os dados apresentados na última semana, 15,7 milhões de jovens estão levantando informações para ter um negócio ou já possuem empresa com até três anos e meio de atividade, um aumento de 7%, na participação relativa, na comparação com 2016.

juventude_capacitação

Campo Grande tem seguido essa tendência. Segundo informações do portal do empreendedor, do Sebrae, até o início do mês de junho, pouco mais de 42 mil pessoas tinham solicitado a abertura de empresa na modalidade Microempreendedor Individual (MEI) em Campo Grande, desse total, 10.087 eram jovens entre 18 e 30 anos.

Já o número de empresas existentes somente em Campo Grande em outras modalidades, de acordo com a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems), ultrapassa 79 mil.

Acompanhando essa realidade do mercado de trabalho, a Subsecretaria de Políticas para a Juventude (Subjuv), da Prefeitura de Campo Grande, tem desenvolvido ações e programas que visam o incentivo a cultura empreendedora e a ampliação do conhecimento dos jovens dentro dessa área de atuação.

Capacitação

Nos últimos meses, mais de 2.500 jovens, principalmente estudantes das escolas públicas, passaram pelo Curso de Capacitação Profissional, que promove o empreendedorismo, a liderança, a criatividade, o marketing pessoal e o comportamento social. Também foi realizado em Campo Grande o programa Inova Jovem, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) para atender jovens de comunidades com alto índice de vulnerabilidade da juventude (IVJ), onde grupos das comunidades indígenas e da Tia Eva, além de jovens empreendedores participaram, durante uma semana, de uma oficina para desenvolver a empresa. Durante os cinco dias, 25 participantes criaram as próprias marcas e aprenderam, passo a passo, sobre o processo de crescimento das atividades.

Estação Juventude

Ainda nesta área, a Subjuv está preparando a implantação do programa Estação Juventude, que oferecerá aulas de lutas marciais, dança e empreendedorismo para jovens carentes. A intenção é inaugurar o programa no mês de agosto e atingir mais de 5 mil jovens em todo o município.

“Estamos construindo ações para que o jovem possa ter condições de ter sua própria emancipação. Seja na área do emprego, renda ou social. Temos essa cultura de que o jovem precisa começar como empregado e isso não é verdade. Ele pode abrir uma pequena empresa na garagem de casa e ir crescendo gradativamente. Por isso é fundamental a participação da Subsecretaria e da Prefeitura nesse processo, oferecendo essas oportunidades de crescimento”, destacou o subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira.

Ele ainda ressaltou que além das ações desenvolvidas pelo serviço público, é preciso também que os jovens possam participar mais ativamente. “Oferecemos as atividades, mas são eles que precisam entender que com conhecimento é possível ir cada vez mais longe. Pode parecer que ficar sentado ouvindo as pessoas não seja uma boa atividade, mas é isso que agrega ideias e valores”.

juventude_capacitação_1

Novos negócios

Ainda de acordo com o relatório do GEM, os jovens de 25 a 34 anos foram os mais ativos na criação de novos negócios. Os dados mostram que 30,5% dos brasileiros nessa faixa etária estão tentando criar um negócio ou já são proprietários e administram um empreendimento em estágio inicial, com até três anos e meio de criação. Em segundo lugar estão os jovens que possuem idade de 18 a 24 anos, representando 20,3% dos envolvidos na criação de novos negócios. Dentro desse perfil, a maioria dos novos empreendedores são mulheres, que são responsáveis por 52% das empresas iniciais em 2017.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas