25 de setembro de 2018 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
HVM - INCORPORACOES
ECONOMIA

BC da Rússia decide elevar a taxa básica de juros de 7,25% para 7,50%

14 setembro 2018 - 06h44

O Banco Central da Rússia decidiu nesta sexta-feira elevar a taxa básica de juros de 7,25% para 7,50%. Além disso, informou que estão suspensas as compras de moeda estrangeira no mercado local, o que deve conter a volatilidade cambial e sua influência na inflação nos próximos trimestres, e disse que avaliará a possibilidade de mais altas nos juros, levando em conta a inflação e a dinâmica econômica, bem como os riscos.

Segundo o comunicado da instituição, mudanças no quadro externo aumentaram os riscos inflacionários "significativamente". O BC afirma que a inflação anual deve ficar entre 5% e 5,5% em 2019, retornando a 4% em 2020. A nota aponta que as expectativas de inflação no país aumentaram, diante da volatilidade cambial. Além disso, sustenta que a depreciação do rublo está relacionada a mudanças nas condições externas, que também deixaram as condições monetárias um pouco mais restritas.

O BC ainda manteve sua projeção de crescimento entre 1,5% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB) russo neste ano. Sobre a inflação, ele diz que há mais riscos de alta agora, diante das incertezas no quadro externo e de seus impactos nos mercados financeiros.

"O Banco da Rússia avaliará a necessidade de mais altas na taxa básica, levando em conta a inflação e a dinâmica econômica ante a previsão, bem como os riscos trazidos pelas condições externas e a reação dos mercados financeiros", ressalta o BC em seu comunicado.

A próxima reunião de política monetária no país ocorre em 26 de outubro.

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já tem seus candidatos para as eleições de 2018?

Votar
Resultados
PMCG - CORTESIA
tj ms agosto
SOLURB